Cotidiano

Novos advogados fazem juramento na OAB Cascavel

O juramento reuniu 31 novos profissionais

Cascavel – Foi realizada na tarde de terça-feira (10) um compromisso coletivo na Subseção de Cascavel da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A ação diz respeito ao momento que os bacharéis em Direito fazem o juramento e se tornam aptos a exercer a profissão, como advogados.

O juramento reuniu 31 novos profissionais e tem um importante significado para a cidade, que possui três cursos superiores de Direito.

“Vemos o compromisso com muito orgulho. A cidade forma anualmente aproximadamente 400 bacharéis, então a prova de OAB funciona como um ótimo filtro para os profissionais”, explica o vice-presidente da OAB Cascavel, Hélio Ideriha Júnior.

Ele conta que 70 mil bacharéis são formados todos os anos no Brasil e que destes, apenas 20% passam na prova da OAB.

Segundo Hélio, a grande quantidade de formandos enviados ao mercado anualmente pelas faculdades e universidades não os preocupa, já que Cascavel tem um dos maiores índices de aprovação na OAB do Paraná.

“Nós já chegamos a ter até 100 pessoas no compromisso coletivo e, este ano, foram 31. Podemos dizer que é um número até baixo, já que muitos bacharéis assumem concursos em outros municípios”.

Atualmente a organização é uma das mais reconhecidas no País e o compromisso com a OAB é necessário para que bacharéis possam exercer a profissão.

“Hoje em todo o Brasil somos um milhão de advogados compromissados com a OAB, então imagina se não houvesse este filtro. Inclusive há um movimento que quer acabar com a prova e isso nos causa preocupação”, finaliza.