Cotidiano

Novo reservatório garante água para 34 mil pessoas em Cascavel

A unidade tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água

Cascavel – Os reflexos da implantação do primeiro reservatório da Região Sul de Cascavel já são sentidos pela população, antes mesmo da chegada do verão. A unidade tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água e garante o abastecimento ininterrupto para 34 mil pessoas da região.

A região era abastecida por sistema de bombeamento desde a área central da cidade. Com o crescimento populacional e a implantação de novos loteamentos, a rede de distribuição das áreas mais elevadas e mais distantes passou a ter pouca pressão. Outro problema era a falta de água, especialmente, aos sábados, quando o consumo é maior.

A auxiliar de produção Vera Lúcia dos Santos, moradora da Rua Danilo Paladini, conta que aos sábados as donas de casa precisam lavar a roupa e limpar a casa. Mas neste dia a água sumia das torneiras.

“Era uma tristeza. Muitas vezes precisei buscar a água com baldes em uma mina para limpar a casa”, comenta ela.

Para Vera Lúcia, a situação mudou muito.

“Agora a gente esquece da água. É só abrir a torneira que ela está lá. A Sanepar resolveu o problema.”

O gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que a obra foi projetada para melhorar as condições de abastecimento e eliminar os riscos de falta de água na região. Com o sistema de reserva, a Sanepar pode programar obras de manutenção ou executar serviços emergenciais, como o conserto de redes, sem causar desabastecimento.

“O verão será mais tranquilo para todos”, garante o gerente.

Os comerciantes Onilde e Adelino Machado, donos da Mercearia Paraná, no bairro Santa Felicidade, muitas vezes não podiam limpar adequadamente o estabelecimento porque a água não chegava até o imóvel.

“Agora estamos no paraíso. Temos passado todos os fins de semana com água e com tudo limpo”, completa Onilde.

Melhorias

A Sanepar investiu mais de R$ 4,8 milhões na implantação do reservatório e nas melhorias do sistema de distribuição de água. As obras foram inauguradas em setembro deste ano pelo governador Beto Richa e pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Para levar a água até os pontos mais altos e garantir a pressão nas redes foi construída a estação elevatória de água tratada e implantados mais 16 km de redes de distribuição de água. Também foram implantados setores de manobra para equilibrar a demanda de água nos horários de maior consumo e eliminar riscos de desabastecimento.

O novo reservatório atende os bairros Universitário, União, Santa Felicidade, Maria Luiza e parte do Parque São Paulo.