Cotidiano

Novo rei da Tailândia será proclamado nesta quinta-feira

BANGKOK – O príncipe Maja Vajiralongkorn será proclamado rei da Tailândia nesta quinta-feira, abrindo uma nova era onde a realeza está onipresente, um mês e meio após a morte de seu venerado pai Bhumibol Adulyadej, que tinha 88 anos.

O parlamento convidou na terça o príncipe para se tornar rei, pondo fim a várias semanas de incerteza. Com efeito, Vajiralongkorn, de 64 anos, tinha causado surpresa horas depois da morte de seu pai, ao pedir um prazo antes de subir ao trono.

Segundo o protocolo real, o príncipe receberá nesta quinta-feira o chefe da junta, Prayut Chan-o-Cha, e os presidentes da Suprema Corte e da Assembleia. Este último o convidará oficialmente para ser o novo rei.

“O príncipe fará um discurso para explicar que aceita o cargo antes de se inclinar em frente ao retrato de seu pai”, explicaram seus serviços em um comunicado.

Todos os templos do país farão ressoar seus tambores depois da proclamação do rei Rama X.

O novo rei não será coroado de imediato. A cerimônia só poderá ser realizada depois da cremação de Bhumibol, que seguramente não acontecerá antes de um ano.

O príncipe passava até agora a maior parte do tempo na Alemanha. Sua personalidade, ao que parece imprevisível, é objeto de debate inclusive entre conselheiros do palácio e generais ao comando do governo, segundo analistas.

Sua imagem contrasta com a de seu pai. O monarca morto, que reinou por 70 anos, era considerado o pai da nação pelos tailandeses, que o veneravam. Sua figura foi forjada durante décadas de propaganda, apoiada por uma lei muito rigorosa contra os delitos de lesa majestade.