Cotidiano

Novo prazo para emissão de passaporte pode chegar a 45 dias, diz PF

RIO – Os brasileiros que pretendem viajar para o exterior devem ficar atentos aos novos prazos para emissão do passaporte. O tempo para entrega do documento, antes estimado em seis dias úteis, pode chegar a 45 dias após a solicitação nos postos, de acordo com a Polícia Federal.

A justificativa é que, desde o dia 21 de abril, a Casa da Moeda, responsável pela produção do material, ficou impossibilitada de cumprir os prazos regulares por conta de problemas com os fornecedores.

Para o usuário que não tem condições de aguardar o prazo atual de entrega, a legislação brasileira permiete que seja feita a solicitação de um “Procedimento de Entrega Urgente” mediante o pagamento de taxa extra de R$ 77,17, via Guia de Recolhimneto da União (GRU).

Aos que solicitaram o passaporte e cujo prazo de entrega já venceu ou está perto de vencer, a Casa da Moeda disponibilizou um canal de atendimento direto por meio do e-mail [email protected]. É necessário o encaminhamento da demanda com o nome completo e o número do protocolo.

O atendimento nos postos de emissão de passaportes tem ocorrido normalmente, mas ainda não há previsão para a normalização das entregas.