Cotidiano

Novo museu reforça atrações na zona ribeirinha de Belém, em Lisboa

RIO – A orla do Tejo presenteia Lisboa com novo atrativo. Fica na região onde visitantes se deliciam com os famosos pasteizinhos de nata e a vista para a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Será aberto oficialmente ao público em 5 de outubro o novo prédio que integra o complexo do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Maat), ao lado da Central Tejo ? edifício da primeira metade do século XX, recém-renovado, que abriga o Museu da Eletricidade. Os dois integram o complexo erguido pela Fundação EDP (Energia de Portugal). A festa terá 12 horas de programação.

BV Lisboa

Projetado pela britânica Amanda Levette (AL_A), o novo prédio tem área externa sete vezes maior que o espaço interno.

?Será um hub para quem vem usufruir de arte, arquitetura e da relação com Lisboa e o rio, de forma única?, disse o CEO do grupo EDP, António Mexia.

O prédio se beneficia das características naturais do local. A topografia da cobertura cria um espaço para ser apropriado pelo público, ao permitir que as pessoas circulem sobre, sob e através do edifício. A cobertura será usada como sala de exibições ao ar livre. Os visitantes também poderão ter acesso ao museu por uma passarela sobre a linha férrea, prevista para o futuro.

Com inspiração no patrimônio imaterial de Lisboa e retomando a tradição da cerâmica portuguesa, a fachada montada em azulejos 3D forma uma superfície que permite leituras de água, luz e sombra, capturando as nuances da bela luminosidade que incide sobre Lisboa.

O novo espaço, dedicado à arte contemporânea, arquitetura e tecnologia, abre com exibição permanente de ciência e eletricidade e mostras temporárias. Em cartaz: ?Utopia/Distopia Parte 1: Dominque Gonzalez-Foerster – Pynchon Park? (até 20/3/2017); ?The World of Charles and Ray Eames”, (até 9/1/2017) e ?A forma da forma?: Trienal de Arquitetura de Lisboa (até 12/12/2016).

Portugal com tudo em cima

MAAT_Elevation_Architectural Visualization_© AL_A.jpgCom 24 títulos, Portugal foi o país europeu com o maior número de premiações no World Travel Awards ? considerado o Oscar do turismo mundial ? embora a escolha do melhor destino no continente tenha sido para a russa São Petersburgo.

Regiões e equipamentos turísticos de Portugal ganharam destaque. Madeira venceu como melhor destino de ilha. Lá, o The Vine Hotel foi premiado como o melhor hotel e spa de ilhas. Algarve foi escolhido o melhor destino de praia, onde o Pine Cliff Resort em Albufeira teve destaque duplo (melhor resort de família e lançamento de resort). Lisboa foi o melhor destino de cruzeiro, sendo o porto da capital o vencedor da categoria. A TAP levou o título de melhor companhia aérea para a América do Sul (a TAP tem 65 voos semanais entre Lisboa e Porto a dez cidades brasileiras) e a revista de bordo da TAP, ?UP? venceu em sua categoria. Os resultados parciais sobre a Europa foram divulgadas no início do mês, na Sardenha. A premiação global acontecerá em dezembro, nas Maldivas.

SERVIÇO

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia: Av. Brasília. Central Tejo. Ingressos: ? 5. Grátis no primeiro domingo de cada mês. Diariamente, das 12h às 20h. maat.pt