Cotidiano

Novo livro de J. R. R. Tolkien vai ser lançado no ano que vem

Tolkien.jpgRIO ? Boas novas para os fãs Bilbo Bolseiro, Gandalf e outros habitantes do universo fantástico criado por J. R. R. Tolkien: Christopher Tolkien, filho do escritor, editou mais um texto deixado pelo pai. “Beren and Lu?thien” vai ser lançado nos Estados Unidos e Grã-Bretanha em maio de 2017, 10 anos depois de “Os filhos de Hu?rin”, último romance publicado com ambientação na Terra Média .

A personagem Lúthien, uma elfa que se apaixona pelo mortal Beren, apareceu pela primeira vez em “O Silmarillion”. Ela era inspirada na mulher de Tolkien, Edith, que morreu dois anos antes do escritor. O “apelido” inclusive está esculpido no túmulo dela.

A história de amor foi escrita pela primeira vez em 1917. Para a edição do livro, Christopher reuniu outras versões do conto, incluindo uma em forma poética. A nova publicação abre com o texto original, incluindo depois as modificações posteriores, de forma a revelar aspectos da história que haviam sido descartados. As ilustrações ficaram por conta do premiado Alan Lee, muito conhecido por suas capas de livros de fantasia.

Morto em 1973, boa parte dos títulos de Tolkien foram publicados postumamente, incluindo “O Silmarillion”, “Contos inacabados” e “The history of Middle Earth” (não publicado no Brasil), uma série em 12 volumes editada por Christopher. Suas obras mais conhecidas, entretanto, “O hobbit” e a trilogia “O senhor dos anéis”, renderam grande fama ao autor ainda em vida.

Infelizmente para os fãs brasileiros, ainda não há notícias sobre uma eventual versão em português. Em novembro, chega às livrarias uma nova edição de “O retorno do rei”.