Cotidiano

Novo LIRAa aponta índice de 0,8% em Marechal Rondon

Apesar do número ser satisfatório, população é convocada a colaborar, eliminando todos os locais que possam virar criadouros do mosquito

Novo LIRAa aponta índice de 0,8% em Marechal Rondon

Nesta semana, o Setor de Endemias de Marechal Rondon, ligado à Secretaria de Saúde, divulgou o terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O município apresentou taxa de 0,8% de média de infestação de focos do mosquito transmissor da dengue, com base em sete estratos (regiões).

No LIRAa divulgado em 16 de março, o índice era de 2,3%. A secretária de Saúde, Marciane Specht, destaca que a redução do número era esperada, por conta dos trabalhos preventivos realizados recentemente na maioria dos bairros, como os arrastões. Vale lembrar que o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%.

O único setor que foi acima do 1% foi o estrato 4, que apresentou índice de 3,1%, e é onde se concentram os bairros Ecológico, São Francisco, Líder e Floresta. Nestes locais, conforme a secretária, deverão ser realizados novos arrastões.

Apesar do número ser satisfatório, população é convocada a colaborar, eliminando todos os locais que possam virar criadouros do mosquito.

Em municípios próximos, os casos de dengue estão aumentando dia após dia. Alguns, inclusive, já decretaram estado de epidemia. Por isso todos os cuidados devem ser mantidos.