Cotidiano

Novo Lexus LS 500h chega ao Brasil

Símbolo global da Lexus, sedã ganhou silhueta similar a um cupê e no território brasileiro será comercializado pelo preço de R$ 760.000,00

A quinta geração do Lexus LS faz sua estreia no Brasil com a chegada do modelo LS 500h. Os novos atributos do sedã indicam como a marca se prepara para uma nova revolução em seu portfólio global. Referência para todo o line-up, o LS passa novamente à vanguarda da Lexus nos quesitos mais essenciais aos consumidores de luxo: design arrojado, máximo conforto e refinamento, sofisticação e tecnologia embarcada de ponta.

A história do sedã grande da Lexus começa em paralelo ao surgimento da fabricante no cenário mundial, há exatos 29 anos. À época, os engenheiros da companhia tinham como ambição criar o primeiro carro que fosse a expressão máxima de luxo e alto desempenho, cabine silenciosa, segurança e modernidade. Desde o seu nascimento, o LS foi símbolo da sofisticação da Lexus e porta-voz dos verdadeiros predicados da companhia.

Esta nova geração do LS carrega a verdadeira essência de seu posicionamento e dita os rumos da marca e de toda sua gama para o futuro próximo. O modelo redefiniu padrões e melhorou a suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento e focou atenção aos detalhes, tudo sem abrir mão da qualidade duradoura que imprime desde a primeira geração.

Por dentro e por fora, o novo LS reflete uma forte identidade e luxo exclusivamente japoneses. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil para ser o mais novo representante global da Lexus e reforça, mais uma vez, a importância do País na sua estratégia de crescimento sustentável. No território nacional, o modelo será comercializado pelo preço de R$ 760.000,00.

Design elegante e arrojado

Carro-chefe da Lexus, o LS incorpora a história e imagem da companhia e imprime a marca do seu compromisso na busca pelo primor e luxo exclusivo.

Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova plataforma, com seu perfil mais baixo e comprimento e grande distância entre eixos, para dar ao novo LS uma aparência alongada e mais próxima ao solo.

O design da grade dianteira estilo “Spindle Grill” tem textura que parece mudar conforme a luz reflete sobre ela. A impressão é que milhares de superfícies individuais surgem ao longo da sua extensão. O LS 500h também inaugura uma nova tendência da Lexus em que cada produto possui um design único e exclusivo de sua grade.

O farol tem três projetores estreitos e se mescla a um farol de LED em “L” e envolve amplamente a lateral para dar aparência marcante à dianteira do LS. As luzes dianteiras indicativas de direção são compostas por 16 lâmpadas de LED que se acendem de forma sequencial ao serem acionadas, enquanto na traseira, o mecanismo é o mesmo, porém, o sistema é composto por 21 lâmpadas de LED.

A traseira tem formato contínuo e envolve as laterais para expressar uma imagem desconstrutiva. Com o baixo centro de gravidade e amplitude lateral, o olhar pela traseira revela um formato esculpido e bem definido entre as linhas fluídas e a área envolvente das lanternas.

Para complementar a fineza de seu desenho estrutural, o novo LS conta com novas rodas de 20 polegadas. Elas empregam aparência brilhante criada com o uso de uma técnica de galvanoplastia conhecida como crepitação.

Estrutura básica

Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, o novíssimo LS estreia um desenho arrojado. Sua silhueta remete à estrutura de um cupê, com linhas caracterizadas por uma linguagem de design exclusiva da Lexus.

Desde a concepção, o LS 2019 foi pensado para oferecer qualidade construtiva única e refinada. A quinta geração do sedã foi planejada sobre a plataforma global para veículos de luxo, a GA-L (Arquitetura Global para Veículos de Luxo, em português). Esta plataforma dedicada a veículos premium oferece uma experiência de condução mais dinâmica.

Com ela, os engenheiros da Lexus buscaram o ponto ideal do fator de inércia. Para isso, componentes pesados, como o motor, foram afixados perto do centro do veículo. O peso foi distribuído de forma assertiva na frente e atrás, com o objetivo de alcançar leveza e a altura ideal do centro de gravidade para um modelo sedã. Esta redistribuição ajudou na resposta de direção e na estabilidade de manobras, enfatizando aumento da rigidez de torção do veículo.

Com esta plataforma, o LS tomou um perfil mais baixo e equilibrado, consequência de seu centro de gravidade reduzido. A silhueta, em formato de cupê do novo LS, vem de um design em que os para-lamas se projetam dinamicamente em um contorno nítido e fluído, desde a dianteira até a traseira. A suavidade e beleza de toda estrutura passam pelo nivelamento da superfície das janelas. Isso reduziu o desnível entre vidros laterais e molduras das portas.

Qualidade intrínseca do LS, o silêncio a bordo foi, mais uma vez, aprimorado. Isso porque o modelo recebeu três planos de melhorias: um silenciador no capô, feito de material oriundo de uretano e acoplado a outro silenciador no painel de três camadas, além da colocação de estruturas à prova de som.

Ajudam na dinâmica de condução a utilização de buchas nas suspensões multilink dianteira e traseira, desenvolvidas para a plataforma GA-L. Uma suspensão a ar recém-desenvolvida foi usada para trazer estabilidade de manobra e alta qualidade de conforto na direção.

Nas medidas básicas, o novo LS tem 5,23 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,45 m de altura. No entre eixos são 3,12 m. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é 2,5 cm mais comprido, 2 cm mais largo, 3,5 cm maior na distância entre eixos e cerca de 1,5 cm mais baixo.