Cotidiano

Novo itinerário no centro inicia hoje

A alteração vai melhorar o fluxo, dar mais celeridade e diminuir os riscos de acidentes

Coletivo

Toledo – Evitar o risco de acidentes, melhorar o fluxo e dar mais celeridade ao transporte coletivo na região central. Com este objetivo, a partir de amanhã, a Secretaria de Segurança e Trânsito e a Viação Sorriso iniciam o novo itinerário em Toledo. A alteração prevê a circulação dos ônibus pela Rua Raimundo Leonardi até a rua Almirante Barroso, utilizando esta via até a rua Piratini.

A principal vantagem para o usuário é a diminuição do tempo de permanência embarcado. “Quando se pensa que você pode diminuir entre três e quatro minutos em uma volta do ônibus, se calcula doze minutos no dia, quase uma hora em uma semana. Seguindo esta lógica, chegamos a aproximadamente quatro horas em um mês”, explicou o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Faria.

Hoje 80% das rotas passam pelo trajeto Raimundo Leonardi – Barão do Rio Branco – Nossa Senhora do Rocio – Santos Dumont – Piratini. Segundo Fabiano Faria, este fluxo atrapalha a trafegabilidade nestas vias e causa demora nos itinerários. “A intenção é tirar estes veículos desta via, trazendo para a Almirante Barroso, onde uma das três pistas será preferencialmente para a circulação dos ônibus”, explicou.

Infraestrutura

Fabiano ainda disse que as alterações vão minimizar o tempo de cada volta já que a Almirante Barroso contará com diversos pontos semaforizados, todos sincronizados, permitindo uma boa fluidez nas linhas que atendem os mais diversos bairros. Também serão instalados, neste trajeto, cinco pontos de ônibus, construídos em avanços rentes a pista de rolamento, contemplando acessibilidade e demais itens para facilitar o acesso aos passageiros, bem como a segurança dos usuários.