Cotidiano

Novo hospital da Uopeccan atenderá área com um milhão de pessoas

Unidade irá atender a moradores de 80 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul

Umuarama – Moradores de 80 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, onde vivem mais de um milhão de pessoas, passam a contar com o Hospital do Câncer de Umuarama, inaugurado na sexta-feira (4). O governador Beto Richa participou da solenidade, que lotou as instalações do novo hospital.

O Governo do Estado destinou R$ 14 milhões para a obra e à aquisição de equipamentos para o hospital, que pertence à Uopeccan, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer e tem investimento total de R$ 53 milhões.

Com os recursos do Estado, além de ser referência para tratamento de alta complexidade na área do câncer, o hospital da Uopeccan passou a ser, também, hospital geral, atendendo a pacientes do Sistema Único de Saúde. Serão ofertadas consultas e exames em diversas especialidades de média e baixa complexidade, como neurologia, ortopedia, cardiologia e urologia.

Leitos

São 309 leitos, dos quais 20 de UTI, salas cirúrgicas e casa de apoio, oito alas de internação, ambulatório de quimioterapia, dois ambulatórios de consulta, um centro cirúrgico com nove salas, farmácia, serviço de nutrição, lavanderia, almoxarifado, refeitório e outras áreas administrativas.

“A inauguração deste grandioso hospital é um momento muito especial para Umuarama e toda a região.Uma obra aguardada há muitos e muitos anos pela população, que passa a contar com essa estrutura, uma parceria do governo com a Uopeccan”, disse o governador Beto Richa, na presença do prefeito de Umuarama, Moacir Silva; do presidente da Uopeccan, Ciro Kreuz, e do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, lideranças regionais, funcionários do Hospital e pessoas da comunidade.

Parceria

Beto Richa ressaltou que o Governo do Estado foi o primeiro a se aproximar e a apoiar a Uopeccan no hospital de Cascavel.

“A parceria deu tão certo que nos estendemos para Umuarama. O projeto original concebido pela Uopeccan foi ampliado com o ingresso do governo. Um número bastante expressivo de paranaenses que terão atendimento de qualidade aqui”, disse o governador.

As parcerias foram ressaltadas, também, pelo presidente da Uopeccan.

“Graças ao esforço coletivo, a população recebe esse presente. É um grande hospital, não só para o Noroeste, como para o Paraná todo e Mato Grosso do Sul. Os pacientes poderão ter sofrimento e transtornos minimizados, sem necessidade de longas viagens para tratamento, porque terão atendimento mais próximo”, disse Ciro Kreuz.

O prefeito Moacir Silva disse que, por mês, 4 mil pessoas da região se deslocam para outros centros em busca de tratamento de saúde.

“De Umuarama são cerca de mil pessoas, das quais 250 buscam o tratamento de câncer no Hospital da Uopeccan em Cascavel. O Hospital de Umuarama é de grande importância para todas essas pessoas”, afirmou o prefeito.