Cotidiano

Novo filme de Emir Kusturica atordoa plateia no Festival de Veneza

Dezoito anos depois de vencer o Leão de Prata de melhor direção no Festival de Veneza, com a comédia criminal ?Gata preta, gato branco? (1998), Emir Kusturica retorna ao Lido com ?On the milky road?, exibido ontem na competição da 73ª edição da mostra italiana. Primeiro longa-metragem de ficção do diretor sérvio desde ?Promessas? (2007), o filme é uma fantasia dramática, ambientada em tempos de guerra, que resgata a energia e a comicidade dos trabalhos mais conhecidos do realizador, como ?Underground ? Mentiras de guerra? (1995), mas cujos excessos de imaginação deixaram a plateia de jornalistas atordoada. O festival termina hoje, com a cerimônia de premiação, seguida de exibição do filme ?Sete homens e um destino?, de Antoine Fuqua. Links Veneza

Escrito por Kusturica, ?On the milky road? se passa num vilarejo da ex- Iugoslávia, nos anos 1990, dominado pela figura de um leiteiro de meia-idade (o próprio diretor). Apesar dos constantes tiroteios em pleno cessar-fogo entre os dois lados do conflito, a vida segue tranquila para Costa, que se prepara para se casar com a irmã de um velho herói de guerra. Até que aparece uma bela e misteriosa italiana (Monica Bellucci), prometida em casamento ao futuro cunhado do leiteiro, e cuja presença põe de ponta-cabeça o cotidiano da comunidade onde gansos se banham em sangue de porco, galinhas brigam com seus reflexos e cobras bebem leite.

? Gosto da ideia de ter feito um conto de fadas moderno, o que foi uma experiência tão excitante quanto qualquer filme que dirigi anteriormente ? disse o realizador de 61 anos, vencedor do prêmio de melhor diretor estreante em Veneza com a comédia dramática ?Você se lembra de Dolly Bell?? (1981). ? ?On the milky road? é um desdobramento das muitas camadas da minha própria trajetória. É o filme com o qual eu mais me aproximo de minhas origens. Ao longo da minha vida, o cinema esteve em diálogo com outras artes, como a literatura, a pintura. Desta vez, desenvolvi uma história sem rodeios, dentro da pureza da linguagem cinematográfica.

?On the milky road? marca a primeira colaboração entre o diretor sérvio e Monica Bellucci, conhecida por filmes como ?Malena? (2000) e ?A paixão de Cristo? (2004).

? Aprendi muito com Kusturica. Foi uma experiência fantástica poder estar na terra dele, cheia de belezas e sofrimentos. O filme faz menção a uma guerra específica, mas poderia ser qualquer outra, e minha abordagem se deu do ponto de vista artístico, e não político ? comentou a atriz italiana.

* Carlos Helí de Almeida está hospedado a convite do festival