Política

Novo empréstimo milionário com o Ministério das Cidades

Para mobilidade urbana, a Prefeitura de Cascavel requisitou ao Ministério das Cidades um novo empréstimo. Desta vez o montante estimado é de R$ 35 milhões, que têm como origem o Programa Avançar Cidades. O IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) esteve concentrado esta semana na definição das obras prioritárias. “Estamos atuando em quatro linhas diferentes: abrigos de ônibus, lombadas elevadas, pavimentação e revitalização de avenidas. A participação do deputado Alfredo Kaefer [PP] foi fundamental para o enquadramento do Município no Programa Avançar Cidades. Agora vamos apresentar os projetos e as demandas”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

Agora, além do centro reurbanizado, o Município estima revitalizar avenidas dos bairros. A intervenção urbana seria de alargamento e acessibilidade em vias como Gralha Azul, Papagaios, Interlagos, Itália e Xavantes. Algumas poderão ser excluídas da proposta, dependendo do montante aprovado. O recurso também seria utilizado para aquisição de 870 abrigos para os passageiros do transporte público – substituindo os antigos e instalando novos onde só existe indicativo de ponto em postes. “Já fizemos o levantamento pelo GeoPortal da prefeitura de cada ponto e repassamos ao IPC”, afirma Alsir Pelissaro, presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito).

O dinheiro deve ser empregado ainda em faixas elevadas e em acessibilidade nas calçadas onde há pontos de ônibus e pavimentação de vias – priorizando onde há tráfego de ônibus.

Cascavel foi contemplada para modernização do transporte coletivo e para o Plano de Mobilidade Urbana, que está previsto no PPA (Plano Plurianual), e vai unificar todo o sistema – ônibus, táxi, ciclofaixas. No Paraná também foram contemplados Curitiba e São José dos Pinhais.

O termo de referência já está assinado e agora serão feitas as propostas que serão avaliadas – só depois o Município saberá que etapas foram contempladas.

BID X Avançar Cidades

Esse é o segundo grande empréstimo feito pela prefeitura em menos de cinco anos. Em dezembro de 2013, Edgar Bueno (PDT) assinou contrato com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 28,75 milhões. O empréstimo do Ministério das Cidades tem taxa de 6% ao ano, com quatro anos de carência e 20 anos para pagamento. A origem do recurso é do FGTS.