Cotidiano

Novo embaixador americano no Brasil minimiza risco de zika nas Olimpíadas

WASHINGTON – O temor dos senadores americanos sobre a situação brasileira contrastou com o otimismo de Michael McKinley, nomeado por Barack Obama para representar os Estados Unidos no Brasil. Em sua sabatina no Comitê de Relações Exteriores do Senado americano, nesta terça-feira, McKinley afirmou que acredita que o Rio está preparado para os Jogos Olímpicos, ao ser questionado sobre os riscos do virus zika durante o evento.

– Eu acredito (que o Brasil tem recursos para proteger sua população do zika durante e depois dos jogos). De fato, a visão da CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA), a OMS (Organização Mundial de Saúde) e um estudo de Harvard mostram que o risco de infeção por zika durante as Olimpíadas é extremamente baixo. Estamos no inverno lá (no Rio), quando o mosquito é uma ameaça muito menor. E o mais importante são medidas tomadas, o governo brasileiro tem US$ 300 milhões para lidar com o zika – disse ele, lembrando que há muita parceria entre os dois países e que já há até o início de testes pára vacinas. Zika – 16/06

McKinley, que morou no Brasil por dois anos nos anos 1960, quando era adolescente e, assim, se apaixonou pelo futebol – ele chegou a ser flamenguista – disse que a relação entre os dois países é muito sólida e tentou tranquilizar os senadores sobre a crise política e econômica. Ele disse que o Brasil ?é uma democracia madura? e que a população quer o combate á corrup´ção. Ele lembrou que Brasil e EUA tem uma realçaõ sólida e que empresas americanas investiram mais de US$ 100 bilhões no país nos últimos anos. Fluente em português, o embaixador reforçou que muitos laçõs unem as duas nações.

– Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil em 1822, e nossas tropas lutaram lado a lado, como parte do esforço aliado durante a Segunda Guerra Mundial – disse.

Ele afirmou que o Brasil e os EUA podem aprofundar relações em temas como segurança, meio ambiente, direitos humanos e saúde. Seu nome agora será avaliado por todo os senadores e tende a ser aprovado sem maiores dificuldades – McKinley é um experiente diplomata que, até então, estava representando os EUA no Afeganistão.