Cotidiano

Novo contrato dos radares custará R$ 10,4 milhões

O valor é referente a aluguel, prestação de serviços e manutenção dos equipamentos

Cascavel – Os motoristas que trafegaram pela Avenida Tancredo Neves nas últimas semanas perceberam novos radares instalados na altura do Hospital Universitário e próximo à Rua Vitória, após o cruzamento com a Rua Maranhão.

Os equipamentos passaram por testes e de acordo com a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), a empresa Sitrans, de Brasília, teve os equipamentos aprovados.

“A empresa teve os testes aprovados em escala real e agora estamos aguardando os prazos legais para dar andamento ao próximo passo do contrato. Somente após a assinatura, estes equipamentos  entrarão em operação. Neste momento eles não estão em uso”, explica o encarregado do Setor de Operações de Trânsito da Cettrans, José Valdecir Martins.

O edital de licitação prevê um contato inicial de 36 meses e o valor do contrato é de R$ 10,4 milhões. O valor é referente a aluguel, prestação de serviços e manutenção dos equipamentos. O pagamento será feito mensalmente por medição e só será quitado aos radares que apresentaram funcionamento regular.

O Município conta hoje com 24 radares fixos e um móvel. A Cettrans informa que serão divulgados novos locais onde serão instalados assim que for feita a definição dos pontos.

“Pelo andamento das obras do PDI [Plano de Desenvolvimento Integrado] envolvendo vias que atualmente são fiscalizadas eletronicamente, não será possível manter todos os locais onde os novos equipamentos serão instalados. Os novos pontos estão em estudo e serão divulgados assim que forem definidos”, frisa Martins.

O contrato com a empresa Fiscalec, de Curitiba, que tinha ganhado o certame em 2009, venceu em outubro passado.

(Com informações de Eliane Alexandrino)