Cotidiano

Novo Conselho de Cultura do Paraná será definido em junho

As eleições acontecerão nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado, de 15 de maio a 14 de junho

A Secretaria da Cultura do Paraná já iniciou o processo para a escolha dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura. A seleção será feita em Conferência Estadual convocada pelo Decreto 6485, de 22 de março de 2017. As eleições acontecerão nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado, de 15 de maio a 14 de junho, e as inscrições irão de 27 de abril a 04 de maio de 2017.

Serão escolhidos os conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das oito macrorregiões histórico-culturais definidas no Decreto nº. 6161/2012, e os representantes das 10 áreas artístico-culturais: artes visuais; audiovisual; circo; ópera; teatro; dança; música; literatura, livro e leitura; patrimônio cultural material e imaterial; e manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura.
Para poder concorrer, tanto os candidatos a representante das macrorregionais quanto os das áreas culturais devem ser maiores de 18 anos, comprovar residência no Estado e estar inscritos no cadastro de agentes culturais do Paraná, como pessoa física. Os candidatos das áreas culturais também devem pertencer à entidade representativa da área em que optaram por se candidatar. O cadastro pode ser feito no site www.sic.cultura.pr.gov.br. Ocupantes de cargo em comissão na administração municipal, estadual ou federal não podem se candidatar. 
 

O CONSELHO

Criado pela Lei 17063/12, o Conselho Estadual da Cultura é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. O primeiro Conselho foi eleito em 2012 para um mandato de dois anos, concluído em 2014. O segundo tomou posse em 2015 e a gestão segue até agosto deste ano.