Saúde

Novo Cisop será entregue mês que vem, mas atendimentos só no fim de março

Com longo atraso, prédio entra na reta final de construção

DCIM100MEDIADJI_0176.JPG
DCIM100MEDIADJI_0176.JPG

Cascavel – A data marcada para a entrega da nova sede do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), no Bairro Santa Cruz, zona oeste de Cascavel, é 21 de fevereiro. Ainda faltam acabamentos, pinturas e ajustes que não foram concluídos porque alguns materiais estão em falta no mercado, como louças e cerâmicas. Os móveis já foram comprados.

O que ainda deve ser definido é o número de funcionários que terão de ser contratados, já que a previsão é aumentar o atendimento ao público.

No local, serão oferecidas 30 especialidades médicas. O local vai contar com 126 consultórios, auditório, setor administrativo e recepção. O valor da obra é de R$ 6,5 milhões, mas, ao todo, os investimentos somam quase R$ 15 milhões, usados para a construção e para a aquisição de equipamentos.

Contudo, o início dos atendimentos aos pacientes deve demorar um pouco mais.

Segundo a diretoria do consórcio, o encaminhamento será feito de maneira gradativa, obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde. A expectativa é de que isso só ocorra um mês depois da inauguração do prédio.

A sede do Cisop, chapada CRE (Centro Regional de Especialidades), hoje tem 800 metros quadrados e fica na Rua da Bandeira, perto da delegacia da Polícia Civil. De acordo com o presidente do consórcio, Leonir Antunes dos Santos, a maior queixa das pessoas é a condição precária do local e a falta de espaço. “Além de antiga, a atual sede não estava mais comportando a demanda de atendimentos nem condiz com a realidade e o tamanho do consórcio. Quando a nova estrutura estiver disponível, será possível aumentar a capacidade de atendimento, com mais qualidade, agilidade e conforto para quem necessita do serviço”, explica o presidente.

 

Reforço

A estrutura de dois andares, em formato de H, é uma mistura de concreto armado, alvenaria, drywall e vigas de metal. Além das salas dedicadas aos pacientes, há, ainda, um anfiteatro de 200 lugares, um centro de distribuição de medicamentos e consultórios equipados com tecnologia de ponta para realização de pequenos procedimentos ortopédicos e dermatológicos, além de cirurgias plásticas, intervenções odontológicas e o chamado ambulatório de feridos.

 

Quase sete anos de espera

A história da construção do novo prédio do Cisop é longa. Começou em abril de 2014, com previsão de ficar pronto em 18 meses. Contudo, a primeira empresa responsável pela construção abandonou o trabalho em 2016.

Em junho de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, desta vez com data prazo de 12 meses, ou seja, junho de 2019, o que também não aconteceu. Foram feitos dois aditivos de prazo de seis meses cada um, transferindo a entrega para junho do ano passado, porém só agora, com mais de oito meses de atraso, é que foi agendada data de entrega.

 

O que é o Cisop

O Cisop é um consórcio de saúde formado por prefeituras da região oeste ainda em 1995. É formado por 25 municípios, que fazem parte da área de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, atendendo quase meio milhão de habitantes.

O Consórcio é mantido com recursos do SUS e contrapartida dos municípios associados, o que possibilita a oferta de consultas especializadas. Todos os agendamentos são feitos pelos próprios municípios, que possuem cotas mensais equivalentes ao valor repassado por eles para o Cisop.

O Cisop realiza de 15 mil a 18 mil consultas por mês, além de fazer a indicação para 100 mil exames/mês. A ideia é de evoluir para, pelo menos, 20 mil consultas/mês no novo espaço. Cerca de 90% dos recursos de manutenção do Cisop são dos municípios e 60% do público é de Cascavel.

 

Foto: José Fernando Ogura/AEN