Cotidiano

Novo chamamento público será aberto para ajudar esportistas

Cascavel – Nove modalidades esportivas em Cascavel, por enquanto, estão sem garantia de subsídios para seguir em competições oficiais nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional ao longo do próximo ano.

A Comissão de Seleção, do Edital de Chamamento Público nº 8 de 24 de outubro de 2017, publicou resultado preliminar do processo de seleção das organizações da sociedade civil que apresentaram propostas de trabalho, mas ainda restam áreas a serem preenchidas.

Em relação a atletismo, badminton e boxe não houve associações interessadas em colaborar com o Município nessas modalidades.

Já entre as associações que tiveram projetos apresentados, cinco foram eliminadas no processo e correspondem às seguintes modalidades: ciclismo – masculino e feminino/ juvenil e adulto; futebol masculino/juvenil e adulto; futsal feminino/juvenil e adulto; kickboxing masculino e feminino/ juvenil e adulto e voleibol masculino/juvenil e adulto.

Na modalidade de tênis categorias masculina e feminina, juvenil e adulto, a comissão julgou como desabilitada a ACH (Associação Cascavelense de Handebol), como OSC (Organização da Sociedade Civil).

A expectativa é de que a partir do próximo ano novo chamamento público seja aberto para contemplar as modalidades que ainda não foram atendidas. “A partir de janeiro será aberto chamamento e as organizações interessadas podem nos apresentar propostas de trabalho de acordo com o que é estabelecido em edital”, esclarece a responsável pelo setor administrativo e financeiro da Secretaria de Esporte e Lazer, Cleia Dolla.

Por meio do chamamento público, as organizações recebem recursos do Município como forma de fomentar modalidades esportivas em Cascavel. “A prefeitura faz o repasse de recursos para que as modalidades sejam atendidas e cada organização os direcionam para bolsa-atleta, pagamento de técnicos e taxas de competições, compra de materiais esportivos, entre outras necessidades”, explica.

Habilitadas

De acordo com o Edital de Chamamento Público nº 08/2017 estão habilitadas com representantes as seguintes modalidades esportivas: basquetebol (masculino e feminino), bocha, bolão, canoagem, futebol, futsal (masculino e feminino), ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, kikiboxing, natação, rugby, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.