Cotidiano

Novo capítulo na disputa judicial sobre suposto plágio em 'Stairway to heaven'

59153606_Lead singer Robert Plant L and guitarist Jimmy Page of British rock band Led Zeppelin a.jpgNOVA YORK ? O demandante que não conseguiu convencer um júri da cidade americana de Los Angeles de que a banda Led Zeppelin plagiou o riff de abertura de seu clássico hit “Stairway to heaven”, de 1971, pretende apelar do veredicto.

Michael Skidmore, curador das canções de Randy Wolfe, ex-integrante da banda Spirit, apresentou no sábado um pedido de apelação na 9ª Corte de Apelação dos Estados Unidos. O tribunal comunicou o recebimento da solicitação na segunda-feira, praticamente um mês depois do primeiro veredicto, dado no dia 24 de junho.

Naquele momento, os jurados decidiram que o vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, não roubaram a abertura de “Stairway” da canção instrumental “Taurus”, do Spirit, que foi composta em 1967.

Embora Plant e Page, que testemunharam durante o julgamento, tenham tomado conhecimento de “Taurus”, o júri determinou que o riff da canção não é intrinsecamente semelhante à abertura de “Stairway to heaven”.

Compare as duas canções: Taurus vs Stairway to Heaven