Cotidiano

Novo álbum do Cake... não é DAQUELE Cake; fãs pedem dinheiro de volta

2011081707940.jpgRIO – Um disco lançado na sexta-feira vem provocando controvérsia e confusão entre os clientes do iTunes e usuários de sistemas de streaming como o Spotify: “Blue powder”, do Cake. Quem chega para ouvi-lo, achando tratar-se de um novo álbum da famosa banda californiana, que nos anos 1990 teve como hits “Never there” e a regravação de “I will survive” (Gloria Gaynor), depara-se com um rock mais ruidoso, puxado para o country e com um detalhe importante: quem canta não é um homem (John McCrea, líder e compositor da banda), mas uma mulher.

“O que está acontecendo? Não é o Cake que eu conheço, de Sacramento. Cadê o trompete? Quem é essa mulher cantando? Como é que eu consigo meu dinheiro de volta?”, escreveu na página do iTunes um enfurecido comprador do disco.

Indigo Eyes by CakeUma busca na internet esclarece a confusão: “Blue powder” é uma coletânea de gravações do Cake, banda inglesa da cidade de Bristol que se formou em 1992 (com Debra Haynes nos vocais – ver vídeo) e se desfez três anos depois, sem ter lançado um disco oficial. “Fizemos alguns ótimos shows, alguns não tão bons, e temos aqui as canções para mostrar. Ouvindo-as novamente, acho que elas ainda soam bem. Espero que vocês curtam”, escreve na página da gravadora Bristol Archive Records (que lançou “Blue powder”) o guitarrista e compositor do Cake britânico, Howard Purse.

Como no Spotify o disco segue listado como sendo do Cake americano (cujo álbum mais recente é “Showroom of compassion”, de 2011, e que se apresentou em 2013 no Lollapalooza em São Paulo), pode-se esperar ainda mais algumas exclamações de ouvintes surpresos.