Agronegócio

Novidades ficam a cargo de cada empresa

Segundo o presidente da Coopavel e anfitrião do Show Rural, Dilvo Grolli, as novidades ficam a cargo de cada empresa, que prometem trazer o que há de mais inovador para a redução de passivos, para aumento da produção e para a profissionalização do campo.

Quanto à Coopavel, a inovação está nas mais de 400 placas fotovoltaicas que permitirão, com a produção de energia a partir da luz solar, abastecer 85% da demanda do parque durante o evento. “Investimento de R$ 1,5 milhão que vai se pagar em cinco anos. É mais sustentabilidade e a garantia da produção de energia renovável. Durante 11 meses venderemos energia para a distribuidora e durante o Show Rural compraremos 15% daquilo que nos falta para abastecer o parque”, explica Dilvo, ao apontar para as placas que estão sobre o restaurante, a sala de imprensa e espalhadas em diversos pontos do parque tecnológico.

Para os grandes e os pequenos

Com máquinas pesadas e que podem custar milhões, o evento também foca na produção de plantas medicinas, hortaliças e do fomento à agroindústria familiar. O espaço democrático reúne produtores de todos os portes. “Hoje, no Estado, 80% das propriedades são da agricultura familiar, 26% são médias propriedades e os demais são grandes propriedades. Isso significa que não podemos deixar nenhum desses públicos fora, são eles que movem a nossa economia e garantem a riqueza do Brasil”, afirma Dilvo.