Cotidiano

Novembro Azul incentiva homens a realizar exames

Céu Azul – O Novembro Azul é o nome dado ao movimento criado para a conscientização a respeito do câncer de próstata que, de todos os tipos de câncer, é o sexto mais comum no mundo e aquele que mais afeta os homens. Por isso o foco da campanha é o diagnóstico precoce.

Em Céu Azul, a Secretaria de Saúde promove a facilitação do acesso dos homens ao exame de próstata. Todas as unidades de saúde estão realizando a avaliação e fazendo os encaminhamentos necessários. De acordo com a secretária de Saúde, Verônica Ribeiro, as enfermeiras foram treinadas para fazer as primeiras avaliações e, dependendo dos resultados dos exames, o paciente é encaminhado para a avaliação médica especializada.

O alvo central da campanha é a próstata, mas uma série de outros exames está sendo ofertada. Além do PSA, fazem parte da bateria: colesterol, triglicerídeos, glicemia e ácido úrico. Outro serviço que faz parte do atendimento no Novembro Azul é a avaliação odontológica. A mensagem que está sendo levada a população é: “Homem que se cuida tem atitude! Valorize sua vida! Previna-se! Procure sua unidade de saúde”.