Policial

Nove pessoas são presas em operação contra caça ilegal

Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Lindoeste e Santa Tereza do Oeste

Santa Tereza – Com apoio do ICMBio (do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Polícia Militar Ambiental do Paraná deflagrou na manhã de ontem a Operação Independência para combater a caça ilegal no Parque Nacional do Iguaçu. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Lindoeste e Santa Tereza do Oeste.

A operação resultou na prisão de nove pessoas em cujas residências, localizadas próximo ao parque, foram encontradas 14 armas utilizadas na caça clandestina – sete estavam em um único endereço. Também foi feita a apreensão de quase 300 munições, materiais para confecção de projéteis e vestimentas camufladas.

Durante a ação, os policiais encontraram sete pássaros mantidos em cativeiro das espécies trinca-ferro, cardeal e periquitos maracanã e que foram encaminhados para o zoológico de Cascavel. Também foram localizados vários animais silvestres abatidos, entre eles tatu, veado, capivara, cateto e inhambu.

Na casa de um dos presos foi encontrada uma pata de harpia, maior ave de rapina do mundo e que está em extinção no Paraná. Segundo a PMA, não é possível estimar quando a ave foi abatida. Especialistas acreditam tratar-se de uma fêmea adulta.

Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pela Justiça Federal de Cascavel após cerca de oito meses de uma investigação que apontou a existência de um grupo de pessoas que vinha caçando e vendendo a carne oriunda do abate ilegal.