Cotidiano

Nove estados pedirão Forças Armadas em presídios e nas fronteiras

BRASÍLIA – No primeiro dia do decreto autorizando o uso de Forças Armadas, nove estados pedirão ao governo federal a presença dos militares em presídios, bem como um reforço das Forças Armadas nas fronteiras. Em reunião com o presidente Michel Temer nesta quarta-feira, ficou acertado que governadores de Rondônia, Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá farão a solicitação.

? Ninguém está tranquilo. Há uma desmoralização nacional e internacional ? declarou Confúcio Moura, governador de Rondônia. Ele afirmou que a a precariedade na fiscalização das fronteiras foi consenso na reunião.

? Todo mundo sabe que o tráfico de drogas está no meio disso tudo ? completou.

O presidente Michel Temer, que publicou nesta quarta-feira decreto sobre o oferecimento das Forças Armadas aos estados para inspecionarem cadeias, deverá ter encontros com governadores de outros estados nos próximos dias. Ainda não está claro se o Plano Nacional de Segurança receberá apoio dos governadores.

A principal crítica dos estados é a dificuldade de investimento no sistema penitenciário. Foi sugerido pelos governadores, na reunião no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, que verba de fundos nacionais sejam repassadas para as prisões. Para isso, seria necessário formular uma proposta de emenda à Constituição, e o presidente prometeu avaliar a proposta.