Cotidiano

Novas vagas custarão mais de R$ 150 mil

O tratamento aos usuários de substâncias psicoativas deve ocorrer por instituições filantrópicas ou religiosas

Cascavel – Para suprir a demanda de atendimentos a pessoas que enfrentam dificuldades pelo envolvimento com drogas, a Prefeitura de Cascavel terá que contratar vagas em comunidades terapêuticas.

Em licitação aberta há alguns dias prevê o pagamento máximo de R$ 150.660 no prazo de um ano para 15 vagas específicas para adultos acima de 18 anos. O tratamento aos usuários de substâncias psicoativas deve ocorrer por instituições filantrópicas ou religiosas.

“As pessoas que serão atendidas, nem sempre estão em situação de intoxicação, porém necessitam de um afastamento do meio em que estão inseridas para a recuperação por meio do acompanhamento de uma equipe multiprofissional”, explica a gerente da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cascavel, Iara Bach da Costa, ao lembrar que o tratamento, para esses casos, pode levar até nove meses.

O SIM-PR (Serviço Integrado de Saúde Mental), implantado em Cascavel, disponibiliza leitos pelo CAPs AD3 (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) e nas unidades de acolhimento adulto e infantil.

Apesar desse suporte, há necessidade da contratação de uma instituição para o fornecimento de mais vagas. “O CAPs oferece atendimento para desintoxicação e as unidades de acolhimento são destinadas a pacientes em situação de vulnerabilidade. As comunidades terapêuticas receberão o público que já passou por esses meios e que agora necessita de um acompanhamento maior”, esclarece Iara.

A abertura dos envelopes dos concorrentes na licitação será no dia 24 de junho. As regras para o certame podem ser conferidas no site da prefeitura no campo de licitações. Caso a instituição vencedora seja em outra cidade, a Secretaria de Saúde ficará encarregada com o transporte do paciente.