Cotidiano

Novas polêmicas de Trump aprofundam racha entre republicanos

TOPSHOT-US-POLITICS-ELECTION-TRUMP-VOTE-REPUBLICANSWASHINGTON ? A candidatura de Donald Trump leva tempo expondo as divisões dentro do Partido Republicano, mas as últimas polêmicas envolvendo o magnata aprofundaram ainda mais o racha na legenda. Líderes partidários esperavam evitar uma guerra civil pelo menos até os comícios presidenciais. O que parece, no entanto, é que os esforços fracassaram.

Paul Ryan, líder no Congresso, abandonou Trump na segunda-feira, enquanto o chefe do Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês), declarou que estava em completa consonância com o candidato à Casa Branca ? duas posições que desenham um partido cada vez mais fragmentado à medida que se aproxima da eleição de 8 de novembro.

Na segunda-feira, partidários de Trump se reuniram na sede do RNC, no Capitólio.

? Ele já tem que lutar contra Hillary e Bill (Clinton) e os meios de comunicação. Agora tem que lutar contra outros republicanos? ? questionou Kelley Anne Finn, de 58 anos, do norte da Virgínia. ? Não votaremos a favor de quem não vote em Trump.

De acordo com a agência AP, 40 senadores e congressistas republicanos retiraram seu apoio a Trump, e quase 30 deles lhe pediram nos últimos dias para deixar a corrida presidencial. Poucos eram defensores firmes do empresário no início, mas a gota d?água foi o vazamento de áudios com declarações polêmicas sexuais de Trump sobre mulheres.