Cotidiano

Novas pesquisas indicam Hillary Clinton à frente de Trump nas eleições dos EUA

WASHINGTON – Duas pesquisas de intenção de voto publicadas neste domingo indicam vantagem da candidata democrata Hillary Clinton frente ao empresário republicano Donal Trump nas eleições para presidente dos Estados Unidos, que serão realizadas em novembro.

Caso a votação acontecesse hoje, 51% dos entrevistados elegeriam a ex-secretária de Estado contra 39% que apoiaria Trump, segundo uma sondagem elaborada em parceria entre o jornal ?The Washington Post? e o canal ABC News. A pesquisa, com margem de erro de quatro pontos percentuais, foi feita entre segunda-feira e sexta-feira da semana passada e 836 eleitores foram consultados.

Outra pesquisa, do ?Wall Street Journal? com a NBC News, também apontou Hillary na dianteira, com 46% das intenções de voto, contra 41% para Trump. Nesse levantamento foram entrevistados 1 mil eleitores entre domingo e quinta-feira passados, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

As pesquisas foram realizadas após um mês tumultuoso para o candidato republicano, que demitiu seu diretor de campanha por ter obtido apenas US$ 1,3 milhão em maio nos vários atos de arrecadação de fundos que foram promovidos esse mês. No período, Hillary Clinton angariou US$ 42 milhões.

Em maio, o empresário atacou um juiz que investiga a Universidade Trump por sua ?herança mexicana?. Trump foi duramente criticado por ter dito, após o recente atentado em uma discoteca gay em Orlando, que teve razão quando alertou sobre os perigos representados pelo ?radicalismo islâmico? nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa The Washington Post-ABC News, dois a cada três americanos consideram que Trump não está qualificado para conduzir o país e expressam preocupação com relação à atitude que o candidato pode assumir a respeito das mulheres e outros segmentos sociais, em especial os muçulmanos.