Cotidiano

Novas casas são entregues a 24 famílias do distrito de Marques Reis

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Abelardo Lupion, entregou nesta quinta-feira (23) as chaves de 24 moradias a famílias do distrito de Marques dos Reis, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. O Residencial Paulo Nogueira recebeu investimentos de R$ 720 mil e é resultado de um trabalho integrado entre o Governo do Paraná, Governo Federal e Prefeitura.

Para Lupion, o momento é importante por se tratar de uma mudança de vida para as famílias atendidas. “Nós precisamos ajudar essas pessoas, pois elas moram em lugares insalubres e não têm condições de adquirir uma casa própria sozinhas. Dar uma casa a elas é dar segurança”, diz Lupion.

CUSTO ZERO – As moradias têm 41 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço externa. Os imóveis são destinados ao atendimento de famílias com renda até R$ 1.600 mensais e os novos moradores não pagarão nada por elas. 

A dona de casa Marlene Batista Marques, de 40 anos, sonhava ter uma casa própria, depois de anos de dificuldades, enquanto morou às margens do Rio Paranapanema com seus quatro filhos e o marido. “Perdi praticamente tudo quando morava na beira do rio. Nós chegamos a ter que dormir no chão porque os móveis estragaram todos”, disse. 

Com as chaves do novo lar na mão, ela não esconde a felicidade pela perspectiva de ter uma vida melhor. “Estou no paraíso, é um sonho realizado e uma conquista. É uma coisa que é minha e dos meus filhos para o resto da vida”, finaliza Marlene. 

Pamela Cristina Bogado, 29 anos, também demonstra no rosto a alegria ao planejar a mudança para a casa própria. “Não tenho nem como descrever minha antiga casa, era muito pequena. O quarto das crianças era na sala, o banheiro não tinha porta e o quintal era muito pequeno”, lembra. “Paguei aluguel durante oito anos e não tenho palavras para descrever minha felicidade. Já levantamos muro e colocamos portão para as crianças e quero fazer um quarto só para a minha filha”. 

INFRAESTRUTURA COMPLETA – De acordo com o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio, a administração municipal tem feito sua parte para dar melhores condições de vida aos moradores do distrito de Marques do Reis.

“Apesar da grande distância para o Centro, conseguimos trazer correio, posto de saúde e escolas para o distrito. O próximo passo é fazer o saneamento básico por meio da Sanepar, para concluir a rede de esgoto”, disse o prefeito.

O deputado estadual Pedro Lupion também esteve presente no evento de entrega das moradias.