Cotidiano

Nova York terá wi-fi gratuito nas ruas no verão de 2016

NOVA ORLEANS – Este verão em Nova York será mais conectado do que aquele que passou. A partir de 16 de julho, começa a funcionar oficialmente o Link NYC, o programa que oferecerá wi-fi gratuito nos cinco distritos da cidade. O serviço foi uma das novidades anunciadas no IPW 2016, maior feira do mercado de turismo nos Estados Unidos, que acontece este ano em Nova Orleans até esta quarta-feira.

Neste primeiro momento serão 500 totens que funcionarão como antenas de wi-fi, postos de recarga de baterias e até para ligações telefônicas locais. Tudo gratuito. Também será possível usar esses totens, que estarão equipados com monitores touch screen, para acessar páginas da internet. A ideia é, a longo prazo, substituir as cabines telefônicas da cidade por esses postos. Atualmente, o programa funciona em fase de testes em alguns pontos da cidade.

– A necessidade por internet para os viajantes, hoje em dia, é quase tão grande quanto por água ou ar – exagerou o CEO do NYC & Company, Fred Dixen, para quem o servico está alinhado com as tendências do mercado – Nós caminhamos para um estado de alta conectividade, com smartphones ganhando cada vez mais importância, inclusive para a reserva de hotéis e restaurantes, por exemplo. Por isso as pessoas têm que estar o tempo todo conectadas.

CONEY ISLAND, NO BROOKLYN GANHA ANFITEATRO

As novidades para este verão em Nova York incluem um novo terminal de transporte público em Downtown, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, e um novo palco para espetáculos no Brooklyn, o The Amphitheater at Coney Island Boardwalk.

Durante a apresentação do órgão de promoção turística na tarde desta terça-feira, Dixen mostrou números que indicam a presença ainda bem forte de brasileiros na cidade, apesar da crise econômica e da desvalorização do real frente ao dólar. O país ainda é o terceiro maior emissor de visitantes estrangeiros, com cerca de 920 mil turistas em 2015, atrás de Reino Unido e Canadá, e a frente da China. No total, a Big Apple recebeu 58,3 milhões de visitantes, sendo 12,3 milhões de estrangeiros.

A crise, no entanto, derrubou o Brasil no ranking de emissores de turistas para os Estados Unidos, caindo de quinto lugar, em 2014, para sétimo, em 2015, quando 2,22 milhões de brasileiros visitaram o país. Esses mesmos brasileiros gastaram, no último ano, US$ 13,6 bilhões, atrás apenas de chineses, canadenses, mexicanos e japoneses.

Eduardo Maia viajou a convite da US Travel Association