Saúde

Nova unidade ajuda ampliar a atenção básica à saúde em Cascavel

USF do Bairro Cidade Verde deverá atender a uma população de aproximadamente 6,5 mil pessoas

Nova unidade ajuda ampliar a atenção básica à saúde em Cascavel

Cascavel – Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, entregaram à comunidade da região do Bairro Cidade Verde uma moderna USF (Unidade de Saúde da Família), que vai atender a uma população de aproximadamente 6,5 mil pessoas.

O prefeito Paranhos lembra que em 2017 a cobertura da atenção básica era de 50%, hoje está em 87% e com a efetivação das novas unidades irá chegar a 90%.“Nosso desafio, que lá em 2017 era sair de 50% e chegar a 100%, está muito próximo, falta apenas dez por cento e nós vamos fazer isso. Aqui teremos duas equipes do PSF que nos darão a condição de atender mais de oito mil pessoas e ampliarmos o serviço dessa unidade. Além do atendimento clínico estamos também entregando um consultório odontológico, que não tinha esse serviço aqui.

Miroslau Bailak destacou que o investimento na saúde básica resolve 80% das doenças. “Se você resolve o problema logo no início, não tem a complicação, mais tarde, de um paciente que precisa ir para uma unidade de pronto atendimento, que precisa de um leito hospitalar e que nesse momento, infelizmente, está sobrecarregado”, diz.

Durante a solenidade, a coordenadora da unidade, Ana Cristina Casarolli, recebeu um certificado que foi concedido a Cascavel pelo Ministério da Saúde, como reconhecimento por ser o município que mais avançou, em todo o Brasil, na cobertura da atenção básica.

 

Estrutura

A nova unidade de saúde tem 562m² e conta com amplo estacionamento, quatro consultórios, salas de pré-consulta, de vacinas, curativos, de aplicação de medicamentos e de inalação, entre outras. O espaço conta ainda com consultório odontológico, farmácia, almoxarifado, rouparia, copa e sala para outros setores.

“Realmente ficou muito linda, foi o melhor investimento. O tratamento que a gente recebe, o acolhimento, na outra [antiga unidade] já era bom e aqui vai ficar melhor ainda”, diz Débora Lima, moradora do bairro Cidade Verde.