Cotidiano

Nova temporada de ?24 horas? estreia com Corey Hawkins no papel principal

RIO – Avinheta de abertura continua a mesma, mas o protagonista… quanta diferença. Quando ?24: Legacy? estrear, à 0h, na virada de quinta para sexta-feira, na Fox, os fãs de uma das séries mais bem-sucedidas da História terão pela frente uma missão tão complicada quanto as que Jack Bauer enfrentou por nove temporadas: acostumar-se com a falta de Jack Bauer. Sem Kiefer Sutherland (atualmente em ?Designated survivor?), a trama agora é protagonizada por Corey Hawkins no papel do agente Eric Carter.

Mas, em tempos de reboots, remakes e retornos de antigas séries, é curioso saber que a série derivada de ?24 horas? surgiu totalmente por acaso ? e não como uma demanda de mercado, visando a força da marca. Inicialmente, a história de ?24: Legacy? geraria uma nova série. Em comum com ?24 horas?, a trama teria apenas a equipe criativa.

? Queríamos fazer uma série inspirada pelo assassinato de Osama bin Laden. A ideia era pegar esses caras que mataram um grande terrorista e estavam escondidos. De repente, alguém descobriria onde eles estavam e começaria a matá-los, um por um ? conta Manny Coto, roteirista e produtor-executivo tanto de ?24 horas? quanto de ?24: Legacy?. ? Mas, quanto mais pensávamos, mais essa ideia se encaixava no formato de tempo real. Então decidimos fazer uma nova temporada de ?24 horas?. Não foi o estúdio que nos pediu uma nova temporada.

Para marcar as mudanças, a produção foi atrás de alguém diametralmente oposto a Kiefer Sutherland, um ator já consagrado, caucasiano, que tinha 48 anos quando sua última participação como Jack Bauer foi ao ar, em ?Live another day?, de 2014. Com um primeiro (e único) papel marcante, como o rapper Dr. Dre em ?Straight outta Compton?, de 2015, Corey Hawkins é negro e tem apenas 28 anos.

? Queríamos um soldado americano jovem para protagonizar a série e, a partir daí, foi muito fácil escalar Corey. O diretor de elenco o viu em ?Straight outta Compton?, comentou sobre a atuação dele e, assim que assisti ao filme, soube imediatamente que era o cara certo, porque ele é cheio de juventude e carisma. E também tem um lado sombrio. Corey se tornou nossa primeira e única escolha.

NOVA REALIDADE

Tantas diferenças são reflexo das trajetórias dos personagens.

? Quando a série original começou, Jack Bauer já era um agente experiente da CTU (Unidade Contra Terrorismo, na sigla em inglês) e estava bem inserido neste mundo de contraterrorismo, espionagem e que tais. Eric Carter vem de um mundo totalmente diferente. Ele é um soldado acostumado ao campo de batalha, em que você sabe onde o inimigo está e o que fazer. Só ao entrar no mundo de ?24 horas? ele percebe que o inimigo pode ser qualquer um de nós, e que há mais complicações no dia a dia do que na guerra.

Se as batalhas diárias de Jack Bauer foram inspiradas pelos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (a primeira temporada estreou por lá em março de 2002), é claro que a realidade dos dias de hoje também se fará presente:

? Na série original, havia uma ênfase nos ataques terroristas de grande escala, armas nucleares e coisa do tipo. Agora começamos depois das guerras no Afeganistão e no Iraque. É um pano de fundo completamente diferente. Mas, infelizmente, o terrorismo em suas mais diversas formas ainda está presente. O foco são os lobos solitários, pessoas influenciadas por uma ideologia radical que pegam em armas apenas para atirar em shoppings ou escolas. Essa nova temporada não chega a ser sobre a era Trump, mas sim sobre o pós-terror.

Ao lado de Hawkins, entram para o elenco Miranda Otto (?Homeland?), Dan Bucatinsky (?Scandal?) e Jimmy Smits (?Sons of Anarchy?). Da turma original só sobrou Carlos Bernard, o Tony Almeida:

? Tony passou por um período sombrio e é quase tão vilão quanto é um cara bom. Esse movimento tem um pouco de nostalgia, e também é uma oportunidade de casar o velho com o novo. Uma maneira maravilhosa de mostrar como o mundo mudou em ?24 horas? é pareá-lo com alguém que estava na história original.