Cotidiano

Nova taxa pode render R$ 1,8 milhão por ano ao Corpo de Bombeiros

A criação da nova taxa foi a alternativa encontrada para substituir a antiga Taxa de Sinistro

Cascavel – O comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Fernando Schunig, comemorou a aprovação pela Câmara, na segunda-feira (21), da Taxa de Proteção a Desastres proposta pela Prefeitura de Cascavel e aprovada em primeiro turno pela Câmara de Vereadores.

“A criação dessa taxa é importante para a continuidade dos investimentos em melhorias dos serviços e da própria manutenção das atividades. Quem ganha com isso é a população”, afirmou ele, projetando uma arrecadação anual da ordem de R$ 1,8 milhão.

Para que a taxa seja implementada, no entanto, ela precisará ser aprovada em segundo turno na sessão desta terça (22), quando entrará na pauta uma emenda de Walmir Severgnini e apoiada por outros 17 vereadores reduzindo os valores pela metade.

A criação da nova taxa foi a alternativa que o Município encontrou para substituir a antiga Taxa de Sinistro, que deixou de ser cobrada no ano passado, depois de ser considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

A taxa será paga pela utilização efetiva ou potencial dos serviços de Proteção e Defesa Civil, atendimento a sinistros, resgates e salvamentos a cargo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

O único voto contrário foi do vereador Jorge Bocasanta, para quem esse custo deveria ser arcado pelo Governo do Estado.

“E dever do Estado investir nesses serviços, mas temos acompanhado diversas situações aqui na região e vimos o quanto este atendimento é importante”, contra-argumentou Nei Haveroth.

Taxa de iluminação

Outro projeto polêmico aprovado na sessão de segunda é o que reajusta em 45% do custeio da iluminação pública. Porém, os vereadores protocolaram uma emenda reduzindo o reajuste para 25%.

“Modificações são necessárias, especialmente neste período econômico que vivemos”, justificou o vereador Pedro Martendal.