Cotidiano

Nova onça-pintada é registrada por câmeras no Parque Nacional do Iguaçu

O novo morador da selva já recebeu seu nome: Kaluanã, que significa Guerreiro Poderoso no idioma guarani

Nova onça-pintada é registrada por câmeras no Parque Nacional do Iguaçu

Uma nova onça-pintada foi registrada no Parque Nacional do Iguaçu (PNI) por armadilhas fotográficas instaladas na mata pelos técnicos do Projeto Onças do Iguaçu. O felino, um macho adulto, também não havia sido identificado no lado argentino da unidade.

O novo morador da selva já recebeu seu nome: Kaluanã, que significa Guerreiro Poderoso no idioma guarani. A escolha foi feita pela comunidade, em votação na internet. “É um nome forte igual às onças do Iguaçu, que lutam todos os dias para se manterem na floresta. Afinal onça só quer ser onça!”, informou a equipe do projeto.

É o terceiro novo animal registrado de janeiro a julho – no ano passado foram quatro. Conforme o último mapeamento, em 2018, havia no Parque Nacional do Iguaçu 28 exemplares. O próximo censo, previsto para 2020, deverá atualizar a população de onças-pintadas que vive na floresta da região.

No lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, os três últimos censos identificaram:

Em 2009 – 11 onças; 

Em 2016 – 22 onças; e

Em 2018 – 28 onças. 

Coordenadora-executiva do Projeto Onças do Iguaçu, a bióloga Yara Melo de Barros afirmou que a ocorrência é uma boa notícia para a natureza. “É muito bom saber que tem mais uma onça no Parque Nacional Iguaçu e apresentar resultados do trabalho de conservação que são a chave para a manutenção da biodiversidade”, frisou.

Estima-se que haja entre 250 e 300 onças-pintadas em toda a Mata Atlântica. Nesse bioma, a espécie, o maior felino das Américas, é considerada criticamente ameaçada. No Parque Nacional do Iguaçu, o Onças do Iguaçu é um projeto institucional de conservação. O trabalho é feito com o Proyecto Yaguareté, da Argentina.

Veja o anúncio do novo morador do parque:

Fonte: H2FOZ – Paulo Bogler