Cotidiano

Nova novela das 19h, ?Haja coração? atualiza trama dos anos 1980

RIO – Mariana Ximenes define sua Tancinha como ?uma força-tarefa? envolvendo várias pessoas. Uma das personagens mais populares da carreira de Claudia Raia, a feirante que errava concordância e não falava o plural das palavras, uma coadjuvante em ?Sassaricando? (1987), de Silvio de Abreu, ganhou agora status de protagonista em ?Haja coração?. A nova novela das 19h da Globo, que estreia nesta terça-feira, 31, é uma releitura da trama dos anos 1980, com tipos inéditos e outros já conhecidos.

Escrita por Daniel Ortiz (autor de ?Alto astral?, de 2014), a história tem direção artística de Fred Mayrink e traz os personagens de ?Sassaricando? em tramas diferentes das originais.

? A novela das 19h é muito jovem, e eu quis que os jovens fossem os protagonistas. Além disso, o núcleo da Tancinha fez muito sucesso nos anos 1980 ? justifica Ortiz, ao falar das mudanças.

Saiba quem é quem em ?Haja coração?

UM NOVO OLHAR

Links Haja coraçãoPara o diretor da trama, Fred Mayrink, essa releitura significa contar uma nova história:

? Será um novo olhar. Não há uma referência ao que foi feito, nem esteticamente nem nas atuações. Considero que a gente começou do zero.

O humor estará presente em praticamente todos os núcleos, mas o autor promete um tom de comédia romântica. E diz não se preocupar com possíveis comparações com a novela criada por Abreu.

? Ele me deu carta branca. Na prática, só quem tem mais de 40 anos se lembra bem de ?Sassaricando? ? diz Ortiz.

Tancinha ainda vive e trabalha na Mooca, em São Paulo. É estabanada, não leva desaforo para casa, fala errado, mas sem o sotaque forte da personagem original ? apesar de ter sido criada pela avó italiana, no interior de São Paulo. Ela terá traços mais românticos, mas ainda vai repetir bordões como ?Olha os melão? e ?Não me enche os pacová?.

Para criar a personagem, a atriz esteve numa feira da Mooca.

? Convivi com as pessoas e peguei a dica de ir ao Brás. Foi lá que compramos uma mala de roupas para a Tancinha ? conta Mariana, cujo decotado figurino foi inspirado nas divas do cinema italiano.

Tancinha ficará ?divididinha? (outra expressão conhecida da personagem) pelo namorado, o caminhoneiro Apolo (Malvino Salvador), e o publicitário Beto (João Baldasserini). O triângulo original foi transformado em quadrado. Tamara, personagem que não existia antes, e que será vivida por Cleo Pires, é irmã de Beto e vai se interessar por Apolo.

263125.jpgAssim como em ?Sassaricando?, Tancinha terá duas irmãs e um irmão. Só que uma delas, a manca Shirlei (Sabrina Petraglia), foi tirada de ?Torre de Babel? (1998), outra novela de Silvio de Abreu.

Interpretado por Paulo Autran, Aparício Varela era o protagonista da história original. Homem que se casava por interesse com um mulher de temperamento difícil, ele resolvia ?sassaricar? após ficar viúvo. Alexandre Borges assume o personagem na versão de 2016.

? O mais importante é apresentar esses personagens para as pessoas que só ouviram falar de ?Sassaricando?. O bonito não é uma preocupação com o que foi feito, mas mostrar a trama, ainda que com modificações, ao público novo ? acrescenta Borges.

PÉ FORA DA REALIDADE

A comédia rasgada vista em ?Sassaricando? estará mais presente nas cenas passadas na casa de Aparício, que começa a história casado com Teodora Abdala (Grace Gianoukas), mãe de sua filha, Fedora (Tatá Werneck).

? Tiro mais o pé da realidade no núcleo da família Abdala. Ali, o tom será bastante cômico. O público das 19h não quer ver nada pesado. Sem falar que o país vive um momento muito sensível de nossa História ? diz o autor.