Cotidiano

Nova mostra do MAC Paraná reúne artistas contemporâneos locais e franceses

Intitulada “Enquanto tudo queima”, reúne artistas do acervo do museu que colocam questões que trazem alguns caminhos e provocações possíveis para o debate das crises contemporâneas e que nos ajudam a esboçar respostas para perguntas que parecem ser atemporais

Nova mostra do MAC Paraná reúne artistas contemporâneos locais e franceses

A arte tem se colocado no centro da disputa simbólica do Brasil: seja para reescrever a história, seja para construí-la, artistas parecem retomar com veemência o caráter político da linguagem poética. Esta é uma das premissas da nova exposição apresentada pelo MAC Paraná a partir de 1º de dezembro na Sala Adalice Araújo e de 03 de dezembro na Sala 09 do Museu Oscar Niemeyer (MON), onde o museu funciona temporariamente devido à reforma de sua sede.

Intitulada “Enquanto tudo queima”, reúne artistas do acervo do museu que colocam questões que trazem alguns caminhos e provocações possíveis para o debate das crises contemporâneas e que nos ajudam a esboçar respostas para perguntas que parecem ser atemporais.

Após o período de limitações no fluxo de público no museu por conta da pandemia, “Enquanto tudo queima” é a primeira mostra do MAC Paraná a receber visitantes com a capacidade completa do espaço.

“Esta é parte de uma série de exposições que estamos fazendo desde 2019, em que a gente coloca o acervo do MAC para dialogar com artistas contemporâneos que não estão no acervo”, destaca a diretora do MAC e também curadora da mostra, Ana Rocha.

A curadoria traz obras de artistas convidados, seguindo a lógica da remixagem. “Misturamos nossa coleção com outras vozes e chamamos o público mais uma vez para uma reflexão sobre o momento presente, tão cheio de urgências”, pontua Ana.

Os artistas convidados a compor a exposição são os paranaenses Emanuel Monteiro, Milla Jung, Isabelle Catucci e Francisco Mallmann, além dos franceses Seumboy Vrainom e Jacques Perconte, que se conectaram ao MAC-PR por meio de uma parceria inédita promovida através da Aliança Francesa Brasil, Consulado Geral da França de São Paulo e Embaixada da França no Brasil.

As instituições apoiaram a mostra com o empréstimo de duas obras do Centre Pompidou, de Paris. Segundo Coline Lefèvre, diretora da Aliança Francesa de Curitiba, a missão das Alianças Francesas no Brasil é favorecer os encontros entre artistas das cenas francesa e brasileira, criando pontes entre as instituições culturais francesas e os espaços culturais brasileiros.

“Quando recebemos a proposta de trazer obras visuais do Centre Pompidou, uma das maiores referências francesas em arte contemporânea, pensamos que o MAC Paraná era o lugar ideal para expor esses trabalhos e proporcionar os encontros com artistas locais. Ficamos felizes de saber que o público curitibano vai ter acesso à nova geração de artistas franceses. Esperamos que seja o início de parcerias mais amplas”, afirma Lefèvre.

 

Serviço:

Exposição Enquanto o tudo queima – MAC Paraná

Abertura na Sala Adalice Araújo
Data: 01 de dezembro, 17h
Entrada gratuita
Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba)

Visitação ao MAC no MON – Sala 09
A partir de 03 de dezembro
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

(AEN)