Cotidiano

Nova lista à China privilegia grandes frigoríficos

Associação Brasileira de Frigoríficos apresentou seu protesto contra a escolha das empresas

Foto:Arquivo
Foto:Arquivo

São Paulo – A nova lista de 24 frigoríficos a serem habilitados a exportar carne bovina para a China, que o Ministério da Agricultura pretende entregar durante a visita da ministra Tereza Cristina àquele país ainda este mês, privilegia grandes frigoríficos como o Minerva e o JBS que já exportam para aquele mercado, concentrando ainda mais o mercado de exportação. A informação é da Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), que apresentou seu protesto contra a escolha das empresas devido à inclusão de um critério que nunca foi observado antes nas vendas para a China: a exigência de que as novas plantas também estejam habilitadas a exportar para a União Europeia.

“Essa nova exigência é muito estranha porque não consta do protocolo existente entre o governo brasileiro e o governo chinês para a habilitação de exportadores e, com isso, das 24 plantas aprovadas pelo Mapa, 16 são de grandes exportadores que já vendem para o mercado chinês como a JBS e o Minerva”, argumentou o presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar.

A JBS possui seis plantas habilitadas e, pela nova lista, terá mais seis. “Isso contraria frontalmente o discurso do governo de que democratizaria e criaria maiores oportunidades para empresas de médio porte exportarem para a China”.

A nova lista foi encaminhada pela embaixada brasileira ao embaixador Orlando Ribeiro dia 26 de abril e foi divulgada dia 30 de abril.