Cotidiano

Nova iluminação da ponte estaiada da Barra da Tijuca terá efeito de harpa

A nova iluminação da ponte estaiada da BarraRIO – Após a inauguração da Linha 4 do metrô, ainda em obras, a ponte estaiada na Barra da Tijuca, ganhará uma iluminação especial, com efeito que lembrará as cordas de uma harpa. No projeto, do artista alemão Peter Gasper, morto em maio de 2014, as luzes de tons de branco, azulado ou amarelado poderão ficar estáticas ou em movimento.

Segundo a Secretaria estadual de Transportes, a instalação foi feita entre os meses de março e abril, os testes foram realizados de forma escalonada e a nova iluminação já está na fase final de configuração. No entanto, a decoração cênica da estrutura tem sido acesa por completo para os últimos ajustes.

Para iluminar a ponte estaiada, que tem 320 metros de extensão e passa sobre o Canal da Barra, entre o Morro do Focinho do Cavalo e a Estação Jardim Oceânico, serão utilizados 26 conjuntos de cabos de aço, 120 projetores distribuídos e fixados à estrutura. A iluminação, com lâmpadas de LED, será feita de baixo para cima, com refletores nos pilares. Este será o único trecho onde os trens da Linha 4 serão vistos fora do subterrâneo.

O artista Peter Gasper também foi responsável pela iluminação do Cristo Redentor, quando o monumento completou 80 anos; e do Planalto Central, além da missa para o Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo e do show de Frank Sinatra, no Maracanã, ambos em 1980.

INAUGURAÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ

A Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema a Barra, deve ficar pronta a tempo das Olimpíadas (5-21 de agosto) e Paralímpicos (7-18 de setembro), conforme garantiu, em entrevista ao GLOBO, o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira. Durante os Jogos, o metrô vai funcionar em esquema especial, com trens circulando até de madrugada.

O horário de funcionamento da nova ligação, durante as competições, será das 6h à 1h, de segunda a sábado, e das 7h à 1h aos domingos e feriados. Em alguns dias, os horários serão ampliados até as 2h.

A instalação dos trilhos foi concluída no último sábado e, no domingo, foi feita a primeira viagem em toda a extensão do chamado trecho olímpico. Um vagão foi puxado por outro veículo para testar o gabarito da nova linha, passando em todas as cinco estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico), que ainda estão em fase de acabamento.

VEJA TAMBÉM:

Metrô vai funcionar na madrugada durante os Jogos

George Vidor: De bike até a Praça Mauá

Balão panorâmico será uma das atrações do boulevard olímpico

Trilhos modernos: a nova viagem dos bondes pelo cenário carioca

Operários limpam trilhos na Avenida Rio Branco antes da passagem do VLT