Cotidiano

Nova espécie de macaco é batizada em homenagem a ?Star Wars?

gibaojpeg.jpg

RIO ? Gibão-hoolock Skywalker. Foi esse o nome escolhido por pesquisadores fãs da série ?Star Wars? para uma nova espécie de macaco identificada no sudeste asiático. O animal já era conhecido da ciência, mas apenas agora um estudo, publicado esta semana no periódico ?American Journal of Primatology?, revelou que se trata de uma espécie nunca descrita.

Os gibões-hoolock são pequenos primatas encontrados em florestas tropicais em Bangladesh, na Índia, na China e em Myanmar. Eles passam a maior parte do tempo no topo de árvores, balançando entre os galhos, raramente tocando o solo. Até então eram conhecidas duas espécies distintas desse animal, mas uma equipe internacional de pesquisadores, liderada por Fan Peng-Fei, da Universidade Sun Yat-sen, na China, suspeitou que o animal que estava estudante na província de chinesa de Yunnan era incomum.

? É um privilégio absoluto ver algo tão especial e raro como um gibão numa árvore numa floresta tropical na China ? disse o pesquisador Samuel Turvey, da Sociedade Zoológica de Londres e coautor do estudo, em entrevista à BBC. ? Especialmente quando você descobre que esses gibões são na verdade uma espécie não reconhecida pela ciência.

Todos os gibões-hoolock possuem sobrancelhas e barbas brancas, característica não encontrada na nova espécie. Os sons, emitidos para comunicação e demarcação de territórios, também são diferentes. Por causa dessas evidências, os cientistas realizaram uma comparação física e genética completa com outros gibões, que confirmaram as espécies diferentes.

O nome científico da nova espécie é Hoolock tianxing, mas o nome popular escolhido foi gibão-hoolock Skywalker, porque os cientistas envolvidos no estudo são fãs da série. Os animais estudados vivem na reserva natural Gaoligongshan, mas sua observação não é tarefa fácil.

? É difícil chegar na reserva. Você precisa subir mais de 2.500 metros para encontrar os gibões. É onde as florestas de boa qualidade são encontradas, tudo abaixo já foi explorado ? disse Turvey. ? Depois, você precisa acordar muito cedo e ouvir o som dos gibões.

Os pesquisadores estimam que existam cerca de 200 exemplares de gibões-hoolock Skywalker vivendo na China, e provavelmente alguns animais em Myanmar. Apesar de ter sido descrita apenas agora, os cientistas alertam que a espécie já nasce em risco de extinção.

? O pequeno número de animais e a ameaça que eles enfrentam pela caça e pela perda e fragmentação do habitat significa que a espécie deveria ser classificada como ameaçada ? disse Turvey.