Cotidiano

Nova espécie de aranha é batizada em homenagem a ?Harry Potter?

chapeu.jpg

RIO ? Uma nova espécie de aranha descoberta na Índia recebeu um nome que vai agradar aos fãs da série ?Harry Potter?. A Eriovixia gryffindori, que mede apenas 7 milímetros, foi batizada em homenagem ao Chapéu Seletor, por causa de seu formato.

Na ficção de J.K. Rowling, o Chapéu Seletor escolhe para qual casa irão os alunos da escola de magia Hogwarts. E antes de ser enfeitiçado, o chapéu pertencia a Godric Gryffindor.

A Eriovixia gryffindori foi descoberta na floresta Kan, nos Gates Ocidentais, uma cordilheira no sudoeste da Índia. De acordo com os cientistas, o formato de chapéu serve como proteção do inseto, pois faz com que a aranha se misture às folhas secas durante o dia.

No estudo publicado no periódico ?Indian Journal of Arachnology?, os pesquisadores explicam que o nome foi ?uma homenagem dos autores, para a mágica perdida e encontrada, num esforço de chamar a atenção para o fascinante, mas menosprezado mundo dos invertebrados e suas vidas secretas?.

? Quando era jovem, gostava muito de ler os livros de ?Harry Potter?, então, quando encontrei essa pequena aranha, pensei no chapéu mágico ? disse Javed Ahmed, líder do estudo, em entrevista ao jornal ?Times of India?.