Cotidiano

Nova Ducati Monster 797 em alta

Recém-chegada ao Brasil, a nova Ducati Monster 797 marca as comemorações dos 25 anos do ícone naked. A nova moto está com alta procura nas concessionárias.

Lançada há um mês, a nova Ducati Monster 797 incorpora todo o fascínio da Monster e representa a porta de entrada para o mundo da Ducati. Tudo o que há na Monster 797 remete à icônica moto dos anos 90, ao mesmo tempo que oferece modernidade de ponta: desde o quadro Trellis até o motor L-twin refrigerado a ar e o farol redondo.

A Monster 797, a mais acessível dos modelos Ducati naked, foi projetada para expressar a essência única da Monster até o último detalhe. Com seu tanque compacto, mas ainda assim robusto, farol icônico e traseira cônica, a Monster 797 tem visual limpo e vigoroso. O motor Desmodue L-twin refrigerado a ar fica acomodado no quadro Trellis, mostrando os componentes mecânicos no inimitável estilo da Monster.

Com uma enérgica potência máxima de 75 cv a 8.250 rpm e ótimo rendimento na faixa de rotação, a Monster 797 coloca o desempenho e a diversão ao alcance de todos, garantindo uma experiência de pilotagem empolgante a cada dia, em qualquer estrada. Em conformidade com a EURO 4, a Monster 797 L-twin é perfeita para aqueles que estiverem comprando sua primeira Ducati ou simplesmente sua primeira motocicleta, ainda oferecendo pilotagem repleta de diversão para até mesmo o mais experiente dos motociclistas. Além disso, a segurança ativa está sempre pronta para entrar em cena, graças ao ABS Bosch de fábrica. O ABS da Monster 797 funciona juntamente com um sistema de freio dianteiro de alta categoria, consistindo de dois discos Brembo de 320 mm presos por duas pinças radiais Brembo M4.32.

Seja nas ruas da cidade ou nas estradas, a Monster 797 é a moto perfeita para pilotagem tranquila e sem preocupações. Desde o primeiro quilômetro, o assento baixo e o guidão largo inspiram confiança. O peso contido e a ágil geometria do chassi dão ao piloto uma "sensação" de destaque, perfeito controle e manuseio excepcional, seja qual for seu nível de experiência.

Design

Na criação da Monster 797, o Ducati Design Center desenvolveu uma moto compacta e esportiva, com um toque dinâmico que incorpora tudo o que a Monster significa. O tanque é totalmente a Monster. Com estilo e robusto, ele possui um grampo para acessórios na frente, assim como o da Monster original de 1992. O farol redondo é uma leitura contemporânea daquele que equipava esta moto naked icônica desde sua criação.

Na Monster 797, o quadro não é apenas um elemento estrutural, ele é uma verdadeira característica de design que volta às suas origens de peça individual, do cabeçote de direção até a traseira, inclusive as tradicionais alças tubulares da garupa. O mesmo conceito é visto no motor Desmodue refrigerado a ar e com cilindro duplo, com aletas de resfriamento que remontam ao espírito da primeira geração da Monster.

A Monster 797 combina elementos tradicionais e componentes ultramodernos. Ela de fato possui instrumentação LCD, luzes laterais e traseira em LED e novo câmbio.?Uma olhada na configuração do chassi revela, além do já mencionado quadro Trellis, um braço oscilante bilateral em alumínio fundido leve e esportivo, com um amortecedor montado na lateral. O braço oscilante triangular também remonta a outro marco na história da Monster, a 696 de 2008.

Motor

O motor da Monster 797 é um Desmodue L-twin refrigerado a ar com 803 cm3. Essa unidade de potência segue a pista da Monster original, mas é um motor atualizado Euro 4 capaz de produzir 75 hp a 8.250 rpm e um torque máximo de 69 Nm (50,8 lb-ft) a 5.750 rpm. Com orifício e curso medindo 88 mm e 66 mm, respectivamente, ela foi projetada para fornecer o puro prazer de pilotar uma Ducati, sem jamais se tornar excessivamente desafiadora.

O motor de cilindros duplos da Monster 797 possui um único corpo de aceleração de 50 mm com dois injetores embaixo da borboleta: essa solução garante uma produção fluida de potência e controle preciso da mistura de combustível aspirada para os cilindros. O escapamento 2-em-1 foi projetado para garantir dinâmica de fluido ideal e excelente proteção contra o calor para o piloto e o passageiro.

A caixa de marchas é uma unidade de seis velocidades, a embreagem APTC multidisco úmida controlada por fiação garante ativação com força reduzida na alavanca e uma vantagem adicional da excelente responsividade: uma grande ajuda nas partidas e paradas contínuas do tráfego urbano. Além disso, a embreagem também tem função deslizante servo assistida que limita a desestabilização da roda traseira durante a redução da marcha.

Projetado para ser simples e confiável, o motor da Monster 797 também tem competitivos intervalos de manutenção de 12.000 km.

Preço sugerido: R$ 39.900,00