Cotidiano

Nova captação de água em Cascavel

A governadora Cida Borghetti, o presidente da Sanepar, Ricardo Soavisnki, e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, assinaram a ordem de serviço para dar início às obras de captação de água do rio São José. O projeto vai dar garantia ao abastecimento do município, que é a segunda cidade brasileira com os melhores índices de saneamento, de acordo com o Instituto Trata Brasil. O investimento nas obras é de R$ 40 milhões.

“Garantir o acesso da população à água tratada representa mais saúde e qualidade de vida para as pessoas e mais cuidado com o meio ambiente”, afirmou a governadora. “Cascavel já é exemplo para o Paraná e para o Brasil graças ao trabalho da Sanepar, que garante o acesso à água tratada e a coleta e tratamento de esgotos para quase a totalidade da população”, salientou.

O presidente da Sanepar explicou que a companhia hoje faz a captação do rio Cascavel. “Mas em tempos de crise hídrica e mudanças climáticas, existe o risco de escassez de água. A Sanepar está investindo em mais uma captação para manter o padrão de atendimento em Cascavel e garantir às pessoas o fornecimento de água de qualidade”, afirmou.

´

Investimento na obra

Além do investimento nas obras, também foram gastos R$ 30 milhões para a aquisição dos equipamentos para a nova captação. Com a assinatura da ordem de serviço, as obras podem ser iniciadas de imediato e têm um prazo de 18 meses para execução.

O prefeito Leonaldo Paranhos ressaltou que as ações da Sanepar colocaram Cascavel no cenário nacional. “Os investimentos que temos representam uma demanda do município, mas com a execução da Sanepar. Estamos com quase 99% de saneamento e chegaremos no ano que vem a 100%. Não tenho dúvidas quanto a isso”, afirmou.

Barragem

As obras de implantação da nova estação de captação de água incluem a construção de uma barragem no rio São José, estações elevatórias, um desarenador, adutoras, ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Água 3 ( ETA 3), além de outras ações.

Foto: Divulgação/AEN

Legenda: Assinatura da ordem de serviço aconteceu no sábado, em Cascavel