Cotidiano

Notícia de invasão mobiliza comunidade de Palotina

Palotina – A notícia de que poderia haver uma invasão à Reserva Estadual São Camilo, na quarta-feira (14), mobilizou líderes da comunidade que se reuniram na sede do Sindicato Rural Patronal. Produtores rurais e representantes de diversas entidades, entre elas Sociedade Rural, Acipa (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina), Câmara de Vereadores, prefeitura, Sindicato Rural e Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se reuniram para discutir estratégias caso a notícia se confirme.

Ao término da reunião, um grupo foi à região da reserva que tem cerca de 800 hectares de mata e também onde se localiza a Estação Experimental do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).

Produtores da região ficaram apreensivos com a notícia, especialmente porque invasões registradas em Guaíra e Terra Roxa têm provocado transtornos e prejuízos.

Representantes das entidades que participaram da reunião afirmaram que ficarão em vigília. Até mesmo a Patrulha Rural da Polícia Militar fez rondas para garantir a segurança nas imediações da reserva. Novos encontros deverão ser realizados para continuar discutindo o tema, inclusive mobilizando outros segmentos da comunidade.