Política

Nos Brics, Bolsonaro defende reforma da OMS e da OMC

A reunião foi realizada por videoconferência com integrantes dos países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Nos Brics, Bolsonaro defende reforma da OMS e da OMC

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro defendeu nessa terça-feira (17), durante discurso na cúpula dos Brics, reformas na OMS (Organização Mundial da Saúde) e na OMC (Organização Mundial do Comércio). A reunião foi realizada por videoconferência com integrantes dos países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Para termos uma comunidade internacional verdadeiramente integrada e ativa, precisamos reformar as entidades internacionais, a exemplo da OMS e da OMC, fundamental para a retomada do crescimento global”, disse o presidente. “É necessário prestigiar propostas de redução dos subsídios para bens agrícolas com a mesma ênfase com que alguns países buscam promover o comércio de bens industriais”.

Durante a cúpula, Bolsonaro pediu que os países dos Brics apoiem a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a fim de que Brasil, África do Sul e Índia tenham assentos permanentes.

O presidente voltou a afirmar que revelará “nos próximos dias” a lista dos países que compram madeira ilegal da Amazônia. Bolsonaro disse que o País sofre com “injustificáveis ataques” em relação à região amazônica e ressaltou que algumas nações que criticam o Brasil também importam madeira brasileira ilegalmente da Amazônia.

“Revelaremos nos próximos dias os nomes dos países que importam essa madeira ilegal nossa através da imensidão que é a região amazônica”, declarou durante seu discurso. “Porque daí, sim, estaremos mostrando que esses países, alguns deles que muitos nos criticam, em parte têm responsabilidade nessa questão”, emendou.