Cotidiano

Nos anos 90, Walmart recolheu camiseta sobre mulher na Presidência dos EUA

camiseta5.jpgWASHINGTON ? Em 1933, Ann Moliver Ruben ouviu do primo, Irwin, que uma garota nunca seria presidente dos EUA. Décadas depois, o mercado corporativo parecia estar lhe dizendo a mesma coisa. Ruben, uma psicóloga de Pittsburgh, estudava a percepção que as crianças tinham de mulheres líderes nos anos 90 quando se deparou com uma tirinha de ?Dennis, o pimentinha? em que a personagem Margarida, uma feminista, dizia a ele: ?Algum dia, uma mulher será presidente.?

Com a permissão do criador do desenho, Ruben colocou o slogan em camisetas e as vendeu para uma loja do Walmart na Flórida. Mas o supermercado as retirou das prateleiras, segundo a psicóloga, porque ?a mensagem era contra sua filosofia de valores familiares?. Na época, o Walmart não confirmou a explicação, dizendo apenas que era contra sua filosofia de neutralidade política.

Após uma plêmica nacional, o mercado as colocou de volta às prateleiras ? e Ruben mais tarde criou um novo slogan: ?Algum dia é hoje.?

Aos 91 anos, a ativista de 91 anos pelos direitos da mulher disse que o dia chegou nesta terça-feira, na Convenção Nacional Democrata, quando Hillary Clinton se tornou a primeira candidata à Presidência do país por um grande partido.

? Esperei 83 anos para para ver isso ? disse ao ?The Washington Post?. ? É um período maravilhoso em nossa História, e agradeço a Deus por viver para presenciá-lo.

Ruben encontrou Hillary uma vez, na noite de autógrafos do livro ?It Takes a Village?, da então primeira-dama, em 1996. A psicóloga foi ao evento, em West Palm Beach, na Flórida, usando a camiseta.

? Ela se levantou da mesa e veio me abraçar. Ela me beijou e me agradeceu por fazer a camiseta ? contou à CNN.

camiseta4.jpgNão foi o último contato. Em 2014, quando Charlotte nasceu, Ruben mandou uma camiseta para a primeira neta de Hillary e recebeu um bilhete de agradecimento.

Se depender de Ruben, não para por aí.

? Quando ela assumir a Presidência em janeiro, estarei em Washington com a minha camiseta ? disse ao ?Post?.