Cotidiano

Nomeado para a Secretaria do Exército de Trump desiste do cargo

USA-TRUMP_ARMY

WASHINGTON ? Vincent Viola, o bilionário veterano americano escolhido pelo presidente Donald Trump para o cargo de secretário do Exército, desistiu esta sexta-feira de assumir o cargo. A informação foi confirmado por dois funcionários do governo.

Viola

Viola foi um dos primeiros escolhidos para a equipe de Trump, aceitando o convite do republicano mais de um mês antes do início do novo governo. Ele fez sua fortuna, estimada em US$ 1,8 bilhão, após fundar a Virtu Financial, uma empresa de comércio de alta freqüência. Depois, comprou a equipe de hóquei Florida Panthers. Seu patrimônio provocou complicações para que o Pentágono desvendasse se a nomeação resultaria em um conflito de interesses.

A desistência de Viola foi relatada pela primeira vez pelo jornal ?Military Times?, que, em uma reportagem, informou que Viola acreditava que não conseguiria passar pelo processo de confirmação para a Secretaria do Exército.

?Agradeço a confiança demonstrada pelo presidente Trump?, disse Viola em um comunicado divulgado ao ?Military Times?. ?Ofereço o meu apoio contínuo ao presidente Trump e ao seu governo, e espero redobrar os meus esforços para apoiar o Exército e os seus veteranos como cidadãos privados?.

O secretário de Defesa, Jim Mattis, está desapontado, mas ?compreende e respeita a decisão do Sr. Viola?, disse o capitão da Marinha Jeff Davis, porta-voz do Pentágono. Mattis está ?confiante de que o senhor Viola permanecerá um fiel defensor dos soldados americanos? e recomendará outro candidato a Trump em breve.

Viola passou semanas reunindo-se com senadores para tentar assegurar sua confirmação para o posto de secretário. Ele retirou seu nome de consideração depois que o ?New York Times? informou nesta semana que estava se preparando para vender sua participação majoritária na Eastern Air Lines por uma participação na Swift Air, uma companhia aérea charter que tem milhões em subcontratos com o governo americano.