Cotidiano

Nomeada para Educação diz que atitude de Trump configura assédio sexual

WASHINGTON ? A nomeada pelo presidente eleito Donald Trump para o cargo de secretária de Educação considerou que algumas atitudes do republicano podem configurar agressão sexual. Em sua audiência de confirmação no Senado, a doadora republicana Betsy DeVos respondeu a perguntas dos congressistas referentes a uma gravação de 2005 vazada um mês antes da eleição presidencial, na qual Trump se gabou de que poderia fazer qualquer coisa com as mulheres ? incluindo agarrá-las e beijá-las sem consentimento.

Durante a sessão na terça-feira, Betsy foi questionada por um senador democrata se o comportamento de Trump seria considerado agressão sexual caso acontecesse em uma escola. Betsy imediatamente respondeu: ?Sim?.

Perguntada sobre como planejava proteger os alunos de agressões sexuais nas universidades e escolas, a indicada de Trump prometeu olhar ?muito de perto? em como esse problema está sendo administrado nas instituições e ?com muita sensibilidade para as vítimas?.

Obtida pelo ?Washington Post?, a gravação da conversa de Trump com o apresentador Billy Bush, hoje do programa ?Today? (NBC), mostra ele se gabando de ?ser uma estrela? e se lamentando de não ter conseguido levar para a cama uma mulher que ?passou a ter peitões falsos?. O teor do áudio ? que foi veiculado em um vídeo obtido pelo diário ? é repleto de palavrões e referências sexuais explícitas.

Ainda no vídeo, o presidente eleito se gaba de beijar, apalpar e tentar fazer sexo com mulheres, mesmo casadas.

? Dei em cima dela, mas fracassei. Admito. Tentei f*-la. Ela era casada ? se lamenta. ? Dei em cima com tudo. Levei-a para comprar móveis (…) Dei em cima como uma vadia, mas não consegui chegar lá. E ela era casada. De repente, quando a vi, ela passou a ter uns peitões falsos e tudo mais. Mudou completamente.

Depois, Trump diz que ?quando você é uma estrela, te deixam fazer de tudo?.

? Pegar na b*ta. Dá para fazer qualquer coisa.

Após o vazamento da gravação, o magnata emitiu um comunicado no qual se defendeu e pediu desculpas: ?Isto era bobagem de vestiário. Bill Clinton disse coisas muito piores jogando golfe?, disse. ?Peço desculpas se alguém se ofendeu.?