Educação

Noite do Soninho: momento de interação e fantasia

Atividade é tradicional para os alunos que sairão da educação infantil rumo ao ensino fundamental

Com o passar dos anos as crianças vão se acostumando a frequentar diariamente o ambiente escolar. Cumprir os mesmos horários, a rotina de interação com os colegas e professoras na execução das atividades, dentre outras tarefas, acabam por tornar a ida à escola em algo corriqueiro. São as atividades diferenciadas que reacendem a curiosidade e o despertam ainda mais o interesse dos alunos a frequentarem as aulas e não deixarem os estudos caírem na rotina. Além das atividades de sala de aula, as extracurriculares como passeios, apresentações e festas trazem um aprendizado diferenciado e um novo ânimo. A partir desses exercícios os alunos conseguem desenvolver o lado social e humano, reconhecendo a linguagem corporal como meio de interação social; vivenciando momentos de lazer; realizando brincadeira de papéis sociais e aprimorando a autonomia e a resolução de problemas.

Uma boa oportunidade de interagir com os colegas de outras turmas e de outros períodos são as apresentações e confraternizações de fim de ano. Elas reúnem diversos alunos com um objetivo comum. É o caso da noite do soninho, que já é uma reunião tradicional para os alunos que irão sair da educação infantil rumo ao ensino fundamental.

No Colégio Santa Maria a Noite do Soninho ocorreu no dia 17 de novembro com os alunos do Nível 5, das professoras Elisangela, Marilene e Maria, mas com a presença de todas as professoras da Educação Infantil, coordenação Leilane Alves, direção e equipe pedagógica. Este ano, o projeto teve como tema: “Uma Noite Encantada na Floresta”, onde todos foram convidados a vestir a sua melhor fantasia do tema e participar dessa linda noite. Tivemos apresentação de despedida para os pais, conduzida pelas professoras de inglês Janaina e Claudia, desfile da fantasia mais criativa, festa na floresta, caça ao bicho de extinção, momento de música ao vivo, conduzido pela professora Jennifer, a participação dos soldados Abrahim e Souza, chegada do Papai Noel, enfim, foi uma noite muito especial para os nossos pequenos formandos.

O ano de 2018 os espera já num nível mais avançado, no qual ocorrem algumas mudanças na organização e rotina de estudos para esses pequenos. Então, nada melhor do que se preparar e se despedir das professoras com uma linda festa onde todos puderam se divertir muito e aprender um pouco mais.

Teatro de sombras

Para compreender o movimento da luz e como se formam as sombras, os alunos do 4º ano D, da professora Andressa, montaram um teatro de sombras. Além de ver os conceitos aprendidos em Ciências na prática, puderam trabalhar a leitura, dramatização e interpretação. Vídeos das apresentações foram disponibilizados na página do Facebook do Colégio.