Cotidiano

No verão, viroses com sintomas como enjoo e cansaço são mais comuns

36260978_BX Rio de Janeiro RJ 04-08-2009 Gripe suína - lavar as mãos com frequência ajuda a prev.jpg

RIO ? Enjoo, vômito, cansaço, corpo mole. Uma virose com sintomas como estes acometeu a doméstica Juracyr Pereira, de 61 anos, e quase toda sua família. Quando eles começaram a aparecer, ela achou que fosse algum alimento estragado ou água contaminada que haviam consumido. Depois de algum tempo sem parar de vomitar, foi ao posto de saúde e recebeu o diagnóstico.

links virosesSegundo Vinicius Menezes, médico infectologista da Superintendência de Atenção Primária, da secretaria municipal de Saúde, há dois tipos de virose, a respiratória e a gastrointestinal. A segunda é mais comum no verão.

? É o período em que os alimentos perecem mais rápido, em que as pessoas têm mais contato com água contaminada, como a de piscinas e do mar. Mas é preciso tomar cuidado. Como no Brasil não temos as estações do ano tão bem definidas, os dois tipos de virose podem aparecer o ano inteiro.

Juracyr disse que só ficou melhor depois de dois dias:

? A médica só disse que era virose e que passaria em até cinco dias. Falou também para eu fazer uma dieta controlada, sem gordura, e repouso. Não pude trabalhar por dois dias, assim como a minha filha.

Com relação às respiratórias, os sintomas podem ser febre, tosse, coriza (nariz escorrendo) e dor de garganta. Em alguns casos, o quadro pode ter complicações e levar a pneumonia, a sinusite ou a intensificar uma doença que a pessoa já tenha, como asma.

Já as gastrointestinais têm sintomas como diarreia, náusea, vômito e febre. Nestes casos, a pessoa pode ficar desidratada.

? Tomar bastante liquido é o principal tratamento de suporte. A diarreia e o vômito podem levar a um quadro de desidratação, principalmente em crianças. Os postos de saúde têm soro de reidratação oral. O ideal, ao ter esses sintomas, é ir até um posto, uma clínica da família ? diz o médico.

As viroses são autolimitadas, ou seja, podem desaparecer espontaneamente. A respiratória pode durar até sete dias. A gastrointestinal varia de 48h a 72h.

COMO SE PREVENIR

Para evitar as viroses respiratórias, transmitidas por gotículas respiratórias, deve-se lavar bem as mãos ao longo do dia. Evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas também são algumas medidas. Há ainda disponível nos postos de saúde a vacina contra gripe.

Para prevenir as gastrointestinais, o cuidado com a higiene pessoal também deve ser redobrado. Além de lavar bem as mãos, é importante ficar atento à higiene dos alimentos e ao estado de conservação deles.