Cotidiano

No Vaticano, Papa e Macri conversam sobre paz na Colômbia

Vatican ArgentinaVATICANO ? O Papa Francisco recebeu neste sábado pela segunda vez no Vaticano o presidente da Argentina, Mauricio Macri, num encontro caloroso e amigável, durante o qual abordaram temos como pobreza e a situação na Colômbia.

Ao contrário do que aconteceu há oito meses, quando conversaram apenas por 20 minutos, Francisco e Macri, desta vez, tiveram ?uma longa conversa sobre o que acontece na Argentina e no mundo?, disse o presidente da Argentina, depois de descrever a reunião como ?muito positiva?. O chefe de Estado argentino estava acompanhado por sua mulher, Juliana Awada e três filhas.

Sobre a Colômbia, Macri ressaltou que ele e o Pontífice esperam que a rejeição dos eleitores colombianos ao acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se converta na ?oportunidade de abrir uma nova negociação que termine finalmente em um processo de paz consolidado?.

Trata-se, ainda que indiretamente, à primeira reação do Papa Francisco ao resultado de um referendo no qual os colombianos votaram contra o pacto assinado entre o governo de Juan Manuel Santos e as Farc.

Várias piadas e histórias engraçadas ocorreram durante o encontro, entre elas as perguntas inocentes da filha mais nova de Macri.

? Você tem pais? Dorme com a mesma roupa? O que come? ? perguntou Antonia, de 5 anos, a Francisco, que respondeu com humor, confessando, entre outras coisas, que dorme de pijama e come o mesmo que ela.