Esportes

No último arremesso, americana tira ouro de bicampeã olímpica

Uma grande surpresa marcou a única final da primeira noite de atletismo dos Jogos do Rio. Na última das seis tentativas a que tinha direito no arremesso de peso, a americana Michelle Carter marcou 20m63 e tirou a medalha de ouro da favorita neozelandesa Valerie Adams, bicampeã olímpica.

Adams tentava se tornar a primeira mulher a ser tricampeã olímpica, em Jogos consecutivos, de uma prova individual, mas ficou com a prata (20m42). O bronze ficou com a húngara Anita Márton (19m87). Lista: 5 recordes ?inquebráveis? do atletismo

A melhor performance brasileira na noite foi de Rosângela Santos, que ficou em segundo lugar na sua bateria das eliminatórias dos 100m e avançou para a semifinal da prova, com o tempo de 11s25. Ela correu junto da jamaicana Elaine Thompson, que venceu a bateria com 11s21.

Além de Thompson, as principais favoritas também avançaram sem problemas: a jamaicana Shelly-Ann Fraser Pryce, as americanas English Gardner e Tianna Bartoletta e a holandesa Dafner Schippers venceram suas eliminatórias. As semifinais e a final dos 100m feminino acontecem na noite deste sábado no Engenhão.

BRASIL TEM RESULTADOS FRACOS

60597200_2016 Rio Olympics - Athletics - Preliminary - Women%27s 100m Round 1 - Olympic Stadium -.jpgÀ exceção de Rosângela, os brasileiros tiveram participação modesta na primeira noite do atletismo no Engenhão. O melhor momento foi quando Vanessa Chefer venceu sua bateria dos 200m do heptatlo, a quarta das sete provas que compõem a modalidade, levantando a torcida no estádio.

No cômputo geral do primeiro dia (que incluiu também 100m com barreiras, salto em altura e arremesso de peso), porém, ela está em 27º entre as 29 participantes. Neste sábado serão disputadas as três provas restantes do heptatlo: salto em distância, arremesso de dardo e os 800m. No arremesso de peso, Geisa Arcanjo ficou em 9º entre as 12 finalistas, com 18m16. Conheça todas as provas do atletismo

Nas eliminatórias dos 400m, Hederson Estefani ficou em último na sua bateria, com o tempo de 46s68 e não avançou. No salto em distância, Higor Alves alcançou 7m59 e ficou apenas em 28º entre os 30 competidores, longe dos 12 que avançaram para a final. Ainda nos 100m, Francieli Krasucki ficou em sétimo na sua bateria e não conseguiu vaga nas semifinais.