Agronegócio

No Show Rural, Estado destaca oportunidades para inovação e sustentabilidade no agronegócio

Novidades em genética, fertilização, implementos, equipamentos, máquinas, digitalização e automação dos processos no campo são algumas atrações do evento, com participação dos órgãos do Sistema Estadual de Agricultura

No Show Rural, Sistema Estadual da Agricultura destaca oportunidades para inovação e sustentabilidade - Cascavel, 08/02/2022
No Show Rural, Sistema Estadual da Agricultura destaca oportunidades para inovação e sustentabilidade - Cascavel, 08/02/2022

Produzir agricultura sustentável, com bons resultados para os produtores e qualidade de vida para a população. Esse é o desafio do meio rural em um cenário competitivo e cada vez mais exigente. Essa é a avaliação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou nesta segunda-feira (07) da abertura da 34ª edição do Show Rural, em Cascavel. Promovido pela Coopavel, o evento segue até sexta-feira (11) e reúne expositores com foco em tecnologias e serviços voltados ao agronegócio. O Governo do Estado preparou uma série de atividades para a semana.

Para Ortigara, o Show Rural representa um espaço de transferência de conhecimento, inovação e novas tecnologias para a agricultura, setor fundamental para a economia paranaense. “O agro é o nosso ganha-pão, e tem um peso importante, de cerca de 35%, no PIB do Paraná. Somos grandes produtores de grãos, proteínas animais e o estado mais diversificado do Brasil”, disse.

Novidades em genética, fertilização, implementos, equipamentos, máquinas, digitalização e automação dos processos no campo são algumas atrações do evento, com participação dos órgãos do Sistema Estadual de Agricultura.

“Aqui temos oportunidade de vivenciar o que há de inovação no meio rural e mostrar para os agricultores o que nossos servidores estão pesquisando e recomendando para que tenhamos renda, qualidade de vida e respeito ambiental”, disse o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza.

PROGRAMAÇÃO – Durante os cinco dias de evento, a equipe do Sistema Estadual de Agricultura está à disposição para atender lideranças municipais e esclarecer dúvidas sobre programas e ações desenvolvidas para o setor. Um dos exemplos é a apresentação das alternativas de produção de energias limpas, com o funcionamento de usina eólica, fotovoltaica e da biomassa, pelo Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), e das linhas de crédito disponíveis com o Banco do Agricultor Paranaense.

Nesta terça-feira (08) acontece a inauguração do Barracão da Agroindústria, cuja construção foi viabilizada por meio de parceria entre o IDR-Paraná, Coopavel, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Seab. No local, 28 expositores estão comercializando itens como queijo, mel, salame, bolachas, cucas, entre outros.

Na quarta-feira (09), serão lançadas as novas cultivares do IDR-Paraná. No mesmo dia, a Seab e a Copel têm reunião agendada com representantes do agronegócio, membros do Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O objetivo é divulgar os investimentos da Copel e o Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR). Na quinta-feira, está programada agenda com o Banco do Brasil, com foco nos programas Banco do Agricultor e Trator Solidário.

ESTRADAS RURAIS – Ortigara também se reuniu, na segunda-feira, com o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, o deputado Gugu Bueno, o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, e demais lideranças da região para discutir um projeto de pavimentação de 2,5 quilômetros da estrada Linha Velha com pedras irregulares.

“O Estado é parceiro do município na perspectiva de auxiliar a agricultura local, que pode ser mais competitiva com transporte melhor. Esse é um trabalho que estamos fazendo em várias partes do Paraná, viabilizando que as estradas rurais tenham melhores condições de trafegabilidade”, diz Ortigara. Estima-se que mais de 80 famílias sejam beneficiadas pela obra, que deve ter investimento de aproximadamente R$ 750 mil, segundo o secretário.

AEN